CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
O QUE É O CIFICE?

O CIFICE, Centro Integrado de Fomento à Iniciação Cientifica e Extensão das Faculdades Integradas Aparício CarVelho, foi criado em 2002, por um grupo de pesquisadores desta Instituição sobre a coordenação do Dr. Carlos Alberto Paraguassu Chaves do curso de Odontologia. Esse centro surgiu da necessidade que esse grupo sentiu de fomentar a pesquisa científica entre os discentes e docentes da Instituição. Sua criação foi fundamentada no artigo 43 da Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sua principal missão é desenvolver a pesquisa e extensão no sentido de melhoria da qualidade de vida população urbana e rural do Estado de Rondônia e da Amazônia, formação e capacitação de recursos humanos. Desde então a parte de extensão tem sido amplamente realizada com inúmeros projetos realizados dentro dos cursos de medicina, odontologia, fisioterapia e todos demais cursos, cada um dentro de sua especialidade sempre objetivando a melhoria da qualidade de vida da população do município de Porto Velho. Após um período de intensa atividade, ocorreu uma diminuição das pesquisas as quais ficaram restritas aos trabalhos de conclusão de cursos dos acadêmicos de cursos já credenciados pelo MEC. Em 2008, outro grupo de professores dessa IES sentiu novamente a necessidade de estimular as pesquisas para acompanhar os trabalhos de extensão que estavam sendo realizados. Para esse fim esses professores sobre a Coordenação da Professora Francisca da Luz Dias organizou o I e II Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Aparício CarVelho - FIMCA E METROPOLITANA, nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2008 e 12, 13 e 14 de junho de 2009 respectivamente. Esses encontros foram um sucesso com a participação efetiva de professores e alunos da IES que apresentaram trabalhos de pesquisa, extensão e os TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) das diferentes áreas da IES, Saúde, Humanas e Agrárias, na forma de painéis.
Estamos no momento abrindo as inscrições de projetos para o Programa Institucional de Bolsas da FIMCA. O Comitê Assessor Interno já está formado por profissionais com alta qualificação para fazer a analise dos projetos. Esclarecimentos sobre as inscrições podem ser observadas em Normas de Inscrições de projetos na página do CIFICE.
Um segundo objetivo do CIFICE é a reativação da revista da FIMCA com a formação de um corpo editorial para divulgação dos trabalhos que serão realizados durante os programas de Iniciação Científica e Pós-Graduação. Será dada também prioridade a realização dos cursos de Pós-Graduação latu senso que já foram planejados faltando apenas serem executados.
A direção geral da Faculdade na pessoa do Professor Aparício CarVelho nomeou a professora Francisca da Luz Dias Coordenadora de Pesquisa e Extensão das Faculdades FIMCA/METROPOLITANA dando todo apoio para que esses projetos possam ser executados. Dessa forma o objetivo maior da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FIMCA é alavancar a pesquisa na Instituição visando formar o tripé exigido pelo MEC para as IES que é Ensino, Pesquisa e Extensão.

Projeto CIFICE 2006 - PDF

Programa Insitucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC.

Regulamento PIBIC - PDF
Formulário - PDF

I Encontro

II Encontro

Projetos de Pesquisa

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009