CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Habilitação: Licenciatura
Autorização: Portaria Ministerial nº 286 de 21/12/2012
Duração: 3 anos
Carga Horária: 3.200 hs
Renovação de Reconhecimento: Nota 4

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Trata-se de uma nova instituição de ensino. Não há como especificar um passado de atuação nas diversas áreas que compõem seu universo institucional.
No entanto, a nova Faculdade firma o compromisso de iniciar suas atividades com ensino de graduação para, a partir da implantação do primeiro curso, desenvolver trabalhos de extensão a médio prazo, e seguindo sua política de desenvolvimento institucional, implantar a pesquisa.
Uma vez desenvolvida a graduação, a IES pretende implantar cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, visando unificar sua estrutura de formação.

OBJETIVOS

Os objetivos do curso de Educação Física das Faculdades Metropolitanas estão delineados de modo que possam servir de mediadores entre as intenções da proposta de criação do referido curso no contexto institucional e uma proposta pedagógica concreta. Assim, o curso de Graduação em Educação Física com aprofundamento em Licenciatura das Faculdades Metropolitanas têm com objetivo geral preparar professores na área de Educação Física aptos a atuar no ensino formal, convencional e especial nos seus diversos níveis. A formação profissional deve envolver os conhecimentos técnico e social. Conhecimentos estes que levem o profissional a compreender e assumir seu papel como elemento transformador da realidade social. Para atingir este objetivo, o curso deverá:
Integrar a formação do professor de Educação Física no processo educativo-crítico, fundamentando o seu pensar, ser e agir, numa postura crítica que supere uma visão isolada e mecanicista da educação;
Desenvolver competência técnica-política no planejamento, execução e avaliação das atividades docentes na área de Educação Física;
Preparar profissionais comprometidos com processo de construção social, através dos conhecimentos e prática de uma Educação Física crítica, democrática, que atenda os interesse e necessidades da população rondoniense;
Proporcionar uma fundamentação teórico-metodológica que possibilite ao professor de Educação Física a consciência do seu perfil profissional.

PERFIL PROFISSIONAL

O curso proposto pretende formar profissionais capazes de investigar e refletir criticamente sobre o contexto atual da Educação Física articulada à sua realidade social, com perspectiva de intervir substancialmente no seu campo de atuação. 
O licenciado em Educação Física deve ser um profissional com denotada capacidade de refletir, de senso crítico, de criar e recriar com responsabilidade, tendo suas ações voltadas à melhoria da sociedade, visualizando atender às aspirações e os anseios dos cidadãos. Fará uso das técnicas e do conhecimento científico, que junto aos valores morais passarão a contribuir na construção da cidadania e busca de uma melhor qualidade de vida através do processo educativo. 
A competência profissional pretendida na formação dos professores de Educação Física possui basicamente três dimensões:
Técnica: referente ao domínio de conhecimentos ligados à sua área específica;
Sócio cultural: capacidade de voltar a consciência para o contexto onde se insere sua prática ligada a um compromisso social e com uma cultura específica;
Humanística interacional: referente a relação sócio afetiva e cognitiva que o educador busca entre ele e os alunos e entre o próprio grupo de alunos.

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009