CURSOS GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
SERVIÇOS
EGRESSO

Política de Egressos

Justificativa
As políticas e as ações da Faculdade Metropolitana vinculam-se a idéia da formação de um profissional transformador, cuja ação deverá estar refletida na dinâmica social.  A Faculdade Metropolitana vem desenvolvendo um amplo processo de Avaliação Institucional, com o objetivo de impulsionar a autocrítica criativa da instituição como evidência da vontade política de auto-avaliação, para garantir a qualidade da ação no âmbito da instituição e para prestar contas à sociedade da consonância dessa ação com as demandas científicas e sociais da atualidade.
Toda a política de egressos da Faculdade Metropolitana está calcada na possibilidade de potencializar competências e habilidades em prol do desenvolvimento qualitativo de sua oferta educacional.
A Instituição pretende lidar com as dificuldades de seus egressos e colher informações de mercado visando formar profissionais cada vez mais Qualificados para o exercício de suas atribuições.
Dentre as várias formas de avaliação institucional, o acompanhamento do egresso se constitui como um dos recursos fundamentais na construção de indicadores que possam contribuir para a discussão dessa ação em termos da sua efetividade e repercussão qualitativa.
Esse processo de crítica supõe um olhar retroativo para aqueles que aqui traçaram sua trajetória acadêmica e que hoje, possivelmente, encontram-se inseridos no mercado de trabalho.
Espera-se que essa avaliação possa enfatizar os aspectos a serem identificados no curso de Licenciatura em Educação Física, a partir das reais exigências sociais e de mercado de trabalho subsidiando o aperfeiçoamento do próprio curso.
Este projeto visa realizar um acompanhamento com os egressos do curso de Educação Física, a fim montar um banco de dados cadastrais e verificar a inserção do profissional no mercado de trabalho, suas repercussões sociais e o seu comprometimento com profissão.

Objetivo Geral

  • Realizar acompanhamento dos egressos do curso de Educação Física.

Objetivos Específicos

  • Caracterizar o perfil do egresso;
  • Possibilitar a criação de uma base de dados com informações atualizadas referentes aos egressos;
  • Promover um relacionamento contínuo entre a Faculdade Metropolitana (curso de Educação Física) e seus egressos, visando o aperfeiçoamento das suas ações;
  • Acompanhar e discutir a inserção dos egressos no mercado de trabalho;
  • Levantar e propor medidas voltadas ao aperfeiçoamento, a partir dos indicadores de qualidade obtidos.
  • Levantar e propor ações direcionadas ao estabelecimento de uma relação mais estreita dos egressos com a Instituição.
  • Facilitar a formação de uma rede de comunicação entre os egressos possibilitando a troca de informações profissionais e acadêmicas.

Metodologia
O projeto visa acompanhar os egressos do curso de Educação Física, através de contato permanente, sendo que a coordenação, com a coordenação de um professor do curso manterá um contato com todos estes egressos, em que será enviado via email, afim de que todos os egressos possam preencher uma ficha de cadastro, de forma que possamos atualizar os locais de trabalho e endereços residenciais.
Idealiza-se fazer uma pagina na internet, exclusivamente para os egressos, de forma que os mesmos possam saber em tempo hábil de toda a programação da Faculdade, do curso de Educação Física e de outros cursos de áreas afins, sendo que serão comunicados de todos os eventos da instituição e do curso e convidados a participar.
            Neste propósito, elaboramos um cronograma de eventos que será enviado a todos os egressos, de forma que os mesmos estejam inteirados sobre as atividades da faculdade e sendo estes convidados a participar de: semanas acadêmicas, seminários, bancas de defesa de monografias, cursos de pós-graduação, etc...

Cronograma


MATERIAIS PERMANENTES NÃO DISPONÍVEIS

Especificações do Evento

Qtdade

Custos (R$)

Fonte Pagadora

Unitário

Total

Reunião com egressos
(será servido refrigerante e salgado) 

 

 

 

Faculdade Metropolitana

 

 

 

Seminário de pesquisa cientifica

 

 

 

Reunião de Grupo de pesquisa

 

 

 

I Encontro de Egressos da Metropolitana

 

 

 

Total Geral

 

 

SERVIÇO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

FUNÇÃO

QUANTID

REMUNERAÇÃO

VALOR

Professor Coordenador

 

 

 

Bibliografia
BROTTO, F. Os jogos cooperativos. Santos-SP. Re-novada, 2000.
BRUNHS, Heloisa T. O corpo e o Lúdico: ciclos de debate Lazer e Motricidade. Campinas: editores Associados, 2000.
FRITZEN, Silvino José. Dinâmicas de recreação e jogos. Petrópolis: Vozes, 2000.

Faculdade Metropolitana - Rua: Araras, 241 Bairro: Jardim Eldorado - Porto Velho-RO
Todos os Direitos reservados - 2009