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SERVIÇOS
PROGRAMA DE ESTÁGIOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO  SUPERVISIONADO
DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAPÍTULO I

DA REGULAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

Art. 1º - O Estágio Supervisionado no Curso de Educação Física em Licenciatura da Faculdade Metropolitana atende todas as normas previstas pela resolução CNE/CP nº 02 de 19/02/2002 e CNE nº 07 de 31/05 que estabelece 400 (quatrocentas) horas de Prática como componente curricular de 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do 5º período do curso.

Art.2º - O Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana – Faculdade de Porto Velho é caracterizado como:

  • Uma atividade prática curricular obrigatória visando a integração Teórico/Prática de aplicação dos conhecimentos na realidade cotidiana, realizando a transposição de conhecimentos adquiridos, bem como a observação de situações práticas que podem servir de base para teorização, possibilitando  assim o desenvolvimento da prática profissional, nos  aspectos técnicos, sociais e humanos da profissão.
  • Para efeito de avaliação e aproveitamento a disciplina se subdivide em duas fases: Teórica e prática.
  • Na fase teórica, são apresentados assuntos relativos à prática de ensino, aspectos didáticos-pedagógicos, através de aulas, seminários, orientações e temas livres sobre o desenvolvimento da Educação Física na escola e orientações metodológicas complementares.
  • Na fase prática são exigidos além da vivência do discente em situações reais de ensino-aprendizagem, a elaboração de um relatório final, com fundamentação teórica que comprove a eficiência e eficácia das ações pedagógicas desenvolvidas. Podendo desenvolver ainda pesquisas de campo, levantamento de situações problemáticas, proposta de sistemas, avaliação de planos ou programas, bem como, o teste de modelos ou instrumentos que levarão a construção do conhecimento do aluno. E, ainda, podendo haver a participação do estudante em projetos de pesquisa de interesse social.

Parágrafo Único: Discriminadamente, esta conceituação é definida:

I - Atividade Obrigatória

O estágio é uma disciplina obrigatória constante da estrutura curricular, caracterizado pelo desenvolvimento da prática profissional a ser realizado  no  decorrer dos anos conclusivos do  Curso de Educação Física.

II - Desenvolvimento da Prática Profissional

É a vivência do discente em situações reais da prática profissional visando a complementação educacional e a integração da ação ao processo de formação profissional, considerando os aspectos técnico-científicos, sociais e pessoais da profissão.

a)- Aspectos Técnicos-cientificos - referem-se às áreas de atuação profissional assimiladas no decorrer do curso , conhecimentos técnicos-científicos adquiridos.

b)- Aspectos  Sociais - referem-se  ao equilíbrio  das atitudes do estagiário  (aluno ) frente as questões  sociais no âmbito profissional,  seu respeito  pelo desenvolvimento da qualidade de vida, pela livre iniciativa , propagando o desenvolvimento da cultura local .

c)- Aspectos pessoais - referem-se a sua criatividade, iniciativa; liderança; motivação; sua conduta ética, comunicação e relacionamento inter-pessoal no contexto social em que se insere.

III – Orientação, Coordenação e Supervisão

 O acompanhamento, supervisão e orientação dos estagiários será de responsabilidade do Professor Orientador do estágio (dividido por etapas de acordo com os níveis de escolarização especificados nos PCN’s), especialmente designado para tal fim, mediante a elaboração de relatórios pelo discente. A Coordenação e Supervisão do Estágio Supervisionado serão exercidas pelo Coordenador (a) do Curso de Educação Física ou através de delegação direta.

CAPÍTULO II

OBJETIVOS

Art. 3º - O Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da FAMETRO – Faculdade de Porto Velho tem por objetivos:

a) – Integrar os conhecimentos teóricos  com a prática cotidiana;

b)- Vivenciar situações reais da vida profissional, permitindo-lhe a integração dos conhecimentos  teórico-práticos,  aliado à experiência  pessoal, pelo processo de ação-reflexão-ação;

c)- Estimular a auto-afirmação diante da possibilidade de identificar-se profissionalmente e de pré-avaliar  a sua capacidade profissional;

d)- Realimentar o processo do ensino,  proporcionando ao discente  oportunidade de rever posições teóricas quanto à prática profissional em sua relação  com a sociedade.

g)- Viabilizar à instituição oportunidade de rever práticas  e conteúdos programáticos que porventura estão  distantes da realidade, bem como oferecer à  sociedade eventuais contribuições  e melhorias;

h)- Viabilizar um canal de articulações contínuas entre a Faculdade e a comunidade como forma de retro alimentação de informações e ejeção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

CAPÍTULO III

DAS CONDIÇÕES E DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

Art. 4º - O Estágio Supervisionado é composto de atividades teóricas, ministradas na FAMETRO – Faculdade de Porto Velho ou em locais previamente determinados, e atividades práticas desenvolvidas pelo estagiário em ambiente real de trabalho e participação em atividades de extensão/ aperfeiçoamento.

Parágrafo 1º - Considera-se estagiário o discente que estiver :
           a)- Regularmente matriculado na disciplina Estágio Supervisionado e em disciplinas cujo desenvolvimento metodológico exige a execução segundo a Lei nº 9394/96 estabelecida nas Diretrizes de Base da Educação Nacional.
b)- Inscrito em qualquer empresa para a realização do Estágio sob Convênio com a FAMETRO – Faculdade de Porto Velho.

c)- Apresentando as etapas do trabalho conforme cronograma estabelecido com a Coordenação do Estágio e Professor Orientador de Estágio divulgado ao Estagiário no início das atividades de estágio.

Parágrafo 2º - Para o cumprimento da carga horária de Estágio, o Estagiário deverá realizar as seguintes atividades:
a)- Reuniões de Orientação - atividades teóricas, desenvolvidas pela  equipe de Professores Orientadores e/ou o Coordenador  de Estágio, em datas e horários previamente estabelecidos pelo  cronograma de Estágio;

b)- Desenvolvimento do Projeto: -  trabalho  desenvolvido  pelo  Estagiário, na escola deverá ser acompanhado de um projeto elaborado e  executado pelos estagiários na escola ou a execução de um projeto já proposto pela escola, juntamente com o professor supervisor da escola;

c)- Atividades de Extensão - participação  em eventos  científicos e técnicos, destinados à  difusão das conquistas no campo das Ciências  Saúde, promovido por instituições de ensino  ou órgãos  de classe  reconhecidos;

d)- Elaboração de Relatório do Projeto: -   relatório  escrito do trabalho realizado pelo Estagiário  no campo  de desenvolvimento  de seu estágio,  nos moldes  científico,  tipo monografia, conforme normas da ABNT.                                                                               

Parágrafo  3º - a carga horária total do Estágio Supervisionado do Curso de EDUCAÇÃO FÍSICA DA FAMETRO – Faculdade de Porto Velho é de 400 (QUATROCENTAS), dividido em quatro etapas: Estágio Supervisionado I -100 h/a; II – 100 h/a, III – 100 h/a e IV – 100 h/a. 

a) Estágio I - 100 h/a (5º semestre)
Com 30 horas/aula, ministradas em sala de aula para reflexões, orientações e encaminhamentos dos estagiários às escolas com a finalidade de iniciar a montagem do relatório do estágio supervisionado I, direcionado à Educação Infantil de acordo com as normas estruturais de instituição, baseada na ABNT.
Compreende a seguinte carga horária na Educação Infantil:

  • OBSERVAÇÃO (15 horas): Escola; período de estágio; séries observadas; quantidades de alunos; recursos materiais disponíveis para as aulas de educação física; espaço físico da escola; do profissional (postura profissional, ética, relação professor/aluno dentro e fora das aulas, reação a situações adversas, execução das aulas, planejamento das aulas, organização e profissionalismo); comportamentos dos alunos; das atividades; dificuldades encontradas pelo professor; considerações finais.
  • PARTICIPAÇÃO (20 horas): solicitação do professor (à participação do estagiário); iniciativa (do estagiário); desenvolvimento das atividades; comportamento dos alunos (com a presença dos estagiários); relação do estagiário com os alunos, com o professor e com a equipe pedagógica da escola.
  • REGÊNCIA (35 horas): Elaboração e execução dos planos de aula (registro no caderno de planejamento das aulas); participação dos alunos; relação com os alunos; execução das atividades planejadas; ocorrência de improvisos; pontos positivos; pontos negativos; superação.

b) Estágio II - 100 h/a (6º semestre)
Com 30 horas/aula, ministradas em sala de aula para reflexões, orientações e encaminhamentos dos estagiários às escolas com a finalidade de iniciar a montagem do relatório do estágio supervisionado II, direcionado ao Ensino Fundamental I ( 1ª à 4ª séries) , elaborado de acordo com as normas estruturais de instituição, baseada na ABNT.
Compreende a seguinte carga horária no Ensino Fundamental I (1ª à 4ª séries):

  • OBSERVAÇÃO (15 horas): Escola; período de estágio; séries observadas; quantidades de alunos; recursos materiais disponíveis para as aulas de educação física; espaço físico da escola; do profissional (postura profissional, ética, relação professor/aluno dentro e fora das aulas, reação a situações adversas, execução das aulas, planejamento das aulas, organização e profissionalismo); comportamentos dos alunos; das atividades; dificuldades encontradas pelo professor; considerações finais.
  • PARTICIPAÇÃO (20 horas): solicitação do professor (à participação do estagiário); iniciativa (do estagiário); desenvolvimento das atividades; comportamento dos alunos (com a presença dos estagiários); relação do estagiário com os alunos, com o professor e com a equipe pedagógica da escola.
  • REGÊNCIA (35 horas): Elaboração e execução dos planos de aula ( registro no caderno de planejamento das aulas); participação dos alunos; relação com os alunos; execução das atividades planejadas; ocorrência de improvisos; pontos positivos; pontos negativos; superação.

c) Estágio III - 100 h/a (7º semestre)
Com 30 horas/aula, ministradas em sala de aula para reflexões, orientações e encaminhamentos dos estagiários às escolas com a finalidade de iniciar a montagem do relatório do estágio supervisionado III, direcionado ao Ensino Fundamental II ( 5ª À 8ª séries), elaborado de acordo com as normas estruturais de instituição, baseada na ABNT.
Compreende a seguinte carga horária no Ensino Fundamental II ( 5ª À 8ª séries):

  • OBSERVAÇÃO (15 horas): Escola; período de estágio; séries observadas; quantidades de alunos; recursos materiais disponíveis para as aulas de educação física; espaço físico da escola; do profissional (postura profissional, ética, relação professor/aluno dentro e fora das aulas, reação a situações adversas, execução das aulas, planejamento das aulas, organização e profissionalismo); comportamentos dos alunos; das atividades; dificuldades encontradas pelo professor; considerações finais.
  • PARTICIPAÇÃO (20 horas): solicitação do professor (à participação do estagiário); iniciativa (do estagiário); desenvolvimento das atividades; comportamento dos alunos (com a presença dos estagiários); relação do estagiário com os alunos, com o professor e com a equipe pedagógica da escola.
  • REGÊNCIA (35 horas): Elaboração e execução dos planos de aula ( registro no caderno de planejamento das aulas); participação dos alunos; relação com os alunos; execução das atividades planejadas; ocorrência de improvisos; pontos positivos; pontos negativos; superação.

d) Estágio IV - 100 h/a (8º semestre)
Com 30 horas/aula, ministradas em sala de aula para reflexões, orientações e encaminhamentos dos estagiários às escolas com a finalidade de iniciar a montagem do relatório do estágio supervisionado III, direcionado ao Ensino Médio (1º ao 3º anos), elaborado de acordo com as normas estruturais de instituição, baseada na ABNT.
Compreende a seguinte carga horária no Ensino Médio (1º ao 3º anos):

  • OBSERVAÇÃO (15 horas): Escola; período de estágio; séries observadas; quantidades de alunos; recursos materiais disponíveis para as aulas de educação física; espaço físico da escola; do profissional (postura profissional, ética, relação professor/aluno dentro e fora das aulas, reação a situações adversas, execução das aulas, planejamento das aulas, organização e profissionalismo); comportamentos dos alunos; das atividades; dificuldades encontradas pelo professor; considerações finais.
  • PARTICIPAÇÃO (20 horas): solicitação do professor (à participação do estagiário); iniciativa (do estagiário); desenvolvimento das atividades; comportamento dos alunos (com a presença dos estagiários); relação do estagiário com os alunos, com o professor e com a equipe pedagógica da escola.
  • REGÊNCIA (35 horas): Elaboração e execução dos planos de aula ( registro no caderno de planejamento das aulas); participação dos alunos; relação com os alunos; execução das atividades planejadas; ocorrência de improvisos; pontos positivos; pontos negativos; superação.

Parágrafo 5º - O Estagiário deverá apresentar no prazo de 10 (dez) dias, contados do  início  do Estágio Supervisionado ministrado em sala de aula, a ficha de controle do estágio fornecida pela coordenação preenchida com os dados da instituição de ensino pública e / ou particular que receberá o estagiário, para que seja providenciado o ofício de apresentação na escola, formalizando a parceria  com FAMETRO do estágio (não remunerado) em Educação Física.

CAPÍTULO  IV

DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Art. 5º - A Organização e Coordenação do Estágio Supervisionado estará a cargo da Coordenação de Estágio e Professores Orientadores de cada etapa do estágio, com Supervisão da Coordenação  do Curso de Educação Física.

§ 1º - O Professor Orientador do Estágio terá a função de compatibilizar as ações e o  desenvolvimento das atividades entre estagiário  e a instituição de receptora.

§ 2º - O Professor Orientador acompanhará o discente no desenvolvimento de suas atividades e orientará na elaboração do relatório de estágio.

Art. 6º - São  atribuições do Coordenador de Estágio :

  • Coordenar a expedição e assinatura dos convênios com as instituições receptoras  dos estagiários  e a FAMETRO – Faculdade de Porto Velho;
  • Analisar preliminarmente as condições da instituição receptora, se sugerida pelo discente.
  • Coordenar a elaboração ou reelaboração de normas ou critérios específicos para a realização prática e/ou  estágio com base neste regulamento;
  • Organizar e manter cadastros de instituições ofertantes de vagas para estágio;
  • Auxiliar o Estagiário e o Professor Orientador sobre assuntos de interesse comum;
  • Solicitar dos professores orientadores o cronograma de apresentações das etapas do estágios ( observação, participação e regência) e da entrega dos relatórios;
  • Orientar os discentes quanto à área de estágio sempre que solicitado pelos mesmos;
  • Promover e divulgar o Estágio Supervisionado junto a outros órgãos da FAMETRO – Faculdade de Porto Velho e a Comunidade em geral;
  • Atuar em conjunto com os Professores Orientadores na orientação  e acompanhamento do Estágio de forma única e precisa.
  • Elaborar e divulgar aos estagiários o calendário do Estágio Supervisionado   de cada período, acompanhando sua avaliação.
  • Acompanhar as atividades do estagiário, registrando as ocorrências na ficha de controle de freqüência e atividade.

Art. 7º-  São atribuições do Professor  Orientador do Estágio Supervisionado da FAMETRO – Faculdade de Porto Velho.

  • Fiscalizar, acompanhar e orientar o ESTAGIÁRIO no desenvolvimento de suas atividades;
  • Orientar quanto ao preenchimento dos relatórios por parte do estagiário.
  • Avaliar o discente a cada bimestre, atribuindo  uma nota de avaliação de 0 ( zero) a 10 ( dez ) para fins de registro no Histórico do Estágio e o cumprimento  do regimento  interno da FAMETRO – Faculdade de Porto Velho.
  • Atender o estagiário nos dias e horários programados.
  • Comparecer às convocações da Coordenação do Estágio, para atividades diversas;
  • Ser pontual nos horários de reuniões com os alunos, e, no caso de eventuais faltas, e/ou atrasos, comunicar à Coordenação com antecedência;
  • Visitar bimestralmente a instituição de ensino do estágio, de sua responsabilidade, (período quando o aluno estiver realizando a parte prática na escola), entregando os relatórios de visitas na Coordenadoria de Estágio. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa “in loco”.

Art. 8º - São atribuições do discente matriculado para o Estágio Supervisionado da FAMETRO – Faculdade de Porto Velho.

  • Manifestar via acordo de intenções, sua escolha pela instituição ou local do estágio, submetendo-o à apreciação do Professor Orientador do Estágio;
  • Manter sigilo profissional quanto à situação em que se envolver para a realização do estágio;
  • Comunicar ao Coordenador do Estágio e ao Professor Orientador, todo  acontecimento  importante relacionado ao andamento do estágio;
  • Ministrar aula na Instituição devidamente uniformizado utilização do uniforme da FACULDADE METROPOLITANA.
  • Realizar o estágio com o planejamento devido das atividades.
  • Ministrar aula na Instituição com a presença do Professor colaborador (da escola).
  • Comparecer às atividades teóricas programadas, para análise  dos  trabalhos ou discussão  de possíveis problemas;
  • O planejamento das aulas/atividades dos alunos estagiários, deverá estar em conformidade com o Planejamento do Professor da Instituição;
  • A participação em eventos deverá ser comprovada através da assinatura do coordenador do evento na ficha de registro e do relato do acadêmico.
  • Realizadas as quatro etapas (estágios I, II, III e IV), o acadêmico receberá os relatórios para o encadernamento em capa dura, devolvendo para a Instituição para que seja comprovado a realização do estágio;
  • Ao final de cada estágio, o acadêmico deverá anexar ao relatório um certificado e / ou declaração de conclusão da etapa devidamente assinado pela direção escola.
  • Comparecer e participar das atividades de extensão programadas;
  • Participar no desenvolvimento dos projetos realizados pela FAMETRO – Faculdade de Porto Velho, especialmente os  realizados  pelo Curso de Educação Física;
  • Comparecer na data e horário designados para exposição de seminário, caso convocado;
  • Entregar semanalmente na Coordenação do Estágio o relatório semanal conforme calendário do Estágio Supervisionado;
  • Elaborar  o relatório de estágio de acordo com as normas da instituição, baseadas na ABNT;
  • Comparecer na data e horário designados para apresentação do seu trabalho ao professor orientador;
  • Observar e cumprir as normas deste regimento e do regimento geral da FAMETRO – Faculdade de Porto Velho.

CAPÍTULO  VII

DA AVALIAÇÃO

Art. 9º - A avaliação do desempenho do estagiário será realizada de forma contínua e sistemática, durante o desenvolvimento de todo o estágio, envolvendo a análise dos aspectos técnicos, sociais e humanos da profissão.

Art. 10º - Deverão ser observados pelo Professor Orientador o grau de aproveitamento técnico  profissional , a freqüência às atividades programadas, o cumprimento  das atividades estabelecidas, a ética e o relacionamento  pessoal, a entrega dos relatórios parciais e do relatório final de estágio e a avaliação das apresentações de cada etapa.

Art. 11 - A avaliação do ESTAGIÁRIO será constituída por notas, atribuindo-se uma a cada bimestre pelo Professor Orientador e pelo Coordenador do Estágio numa escala de 0 (zero ) a 10 (dez) para cada um dos itens abaixo dos quais será extraída a média aritmética que determinará a nota do estagiário.

  • - CONTEÚDO - Será avaliada a qualidade do conteúdo em cada atividade, forma de apresentação e disposição do conteúdo, desenvolvimento das idéias, etc.
  • - PONTUALIDADE - Será avaliada a pontualidade quanto ao cumprimento das datas previamente estabelecidas para entrega e conclusão das atividades de cada bimestre, bem como sua pontualidade às aulas de orientação tanto do Coordenador do Estágio quanto do Professor Orientador.
  • - ASSIDUIDADE - Será avaliada a presença do estagiário às aulas de orientação do Coordenador do Estágio e do Professor Orientador além de sua presença à empresa conveniada para o desenvolvimento das atividades de estágio;
  • - EMPENHO - Será avaliada a dedicação e participação às aulas e no desenvolvimento do estágio na escola;

– RELATÓRIOS - Será avaliada a qualidade dos relatórios apresentados bem como do desenvolvimento de cada atividade do Estágio Supervisionado na escola;

NORMAS PARA ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS:

Os estagiários deverão preencher a ficha de controle do estágio (entregar ao professor do estágio) e o termo de compromisso (entregar uma via na escola e anexar a outra no relatório).
Os acadêmicos deverão apresentar o estágio em 3 (três) etapas:

  • Observação;
  • Participação;
  • Regência.

O professor regente do estágio deverá apresentar um cronograma no início do semestre, agendando datas para a apresentação das etapas acima descritas. No dia agendado para apresentação da Regência o acadêmico deverá entregar 2 (duas) cópias do relatório final, constando no mesmo as seguintes informações na:

  • OBSERVAÇÃO (15 horas): Escola; período de estágio; séries observadas; quantidades de alunos; recursos materiais disponíveis para as aulas de educação física; espaço físico da escola; do profissional (postura profissional, ética, relação professor/aluno dentro e fora das aulas, reação a situações adversas, execução das aulas, planejamento das aulas, organização e profissionalismo); comportamentos dos alunos; das atividades; dificuldades encontradas pelo professor; considerações finais.
  • PARTICIPAÇÃO (20 horas): solicitação do professor (à participação do estagiário); iniciativa (do estagiário); desenvolvimento das atividades; comportamento dos alunos (com a presença dos estagiários); relação do estagiário com os alunos, com o professor e com a equipe pedagógica da escola.
  • REGÊNCIA (35 horas): Elaboração e execução dos planos de aula ( registro no caderno de planejamento das aulas); participação dos alunos; relação com os alunos; execução das atividades planejadas; ocorrência de improvisos; pontos positivos; pontos negativos; superação.

 

Recomendações para Prática de Ensino (estágios supervisionados)

  • Ministrar aula na Instituição devidamente uniformizado utilização do uniforme da FACULDADE METROPOLITANA.
  • Realizar o estágio com o planejamento devido das atividades.
  • Ministrar aula na Instituição com a presença do Professor colaborador (da escola).
  • Observar, participar e regenciar o estágio conforme as normas da IES ( Instituição do Ensino Superior – FAMETRO)
  • O planejamento das aulas/atividades dos alunos estagiários, deverá estar em conformidade com o Planejamento do Professor da Instituição.
  • Ao final do semestre, cada aluno estagiário deverá apresentar um Relatório do Estágio realizado para avaliação final da disciplina ;
  • Realizadas as quatro etapas (estágios I, II, III e IV), o acadêmico receberá os relatórios para o encadernamento em capa dura, devolvendo para a Instituição para que seja comprovado a realização do estágio;
  • A participação em eventos deverá ser comprovada através da assinatura do coordenador do evento na ficha de registro e do relato do acadêmico.
  • Ao final de cada estágio, o acadêmico deverá apresentar um certificado e / ou declaração de conclusão da etapa devidamente assinado pela direção escola.

ESTRUTURA DO RELATÓRIO
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I, II, III, IV

1 – CAPA;
2 – FOLHA DE ROSTO;
3 – APRESENTAÇÃO (citar a escola onde se estagiou, elaborar um breve histórico e citar a equipe pedagógica da escola)
4 – OBSERVAÇÃO (relatar as 15 horas de observação de acordo com o exposto nas normas do estágio);
5 – PARTICIPAÇÃO (relatar as 20 horas de participação de acordo com o exposto nas normas do estágio);
6 – REGENCIA ( relatar as 30 horas de  regência de acordo com o exposto nas normas do estágio);
7 – EVENTOS: Realização, patrocinadores, apoios, autoridades presente, local de realização do evento, estrutura física utilizada, quantidade de pessoas necessárias para a organização do evento, público alvo, atuação dos estagiários nos eventos, relatar o desenvolvimento do evento, análise final.
8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ( relatar sobre a importância do estagio para a formação profissional, citando os pontos positivo, negativos e  pontos fundamentais para superação das limitações)
9 – ANEXOS (termo de compromisso,caderno de planejamento das aulas, ficha de registro da carga horária do estágio assinada pelo professor de educação física da escola, plano de curso de educação física ...)

DEVE CONTER NO RELATORIO EMBASAMENTO TEORICO DOS CONTEUDOS A SEREM TRABALHADOS DURANTE O PLANEJAMENTO E REGENCIA, INCLUSIVE COM CITAÇOES DE VARIOS AUTORES.
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