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Sobre o curso

Coordenador(a) Leandro Valkinir Kester


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

O engenheiro de alimentos pode atuar em todas as etapas da cadeia produtiva de produtos alimentícios, desde a seleção das matérias-primas até a distribuição do produto pronto, passando pela elaboração de fórmulas, pelo processo produtivo e de armazenagem.

O profissional formado em Engenharia de Alimentos estuda a produção de alimentos em escala industrial. Ele desenvolve técnicasmaquinários softwares para otimizar os processos produtivos.

Este engenheiro é responsável por criar novos produtos. Ele desenvolve e testa fórmulas a fim de determinar a cor, sabor e consistência do alimento, assim como o seu valor nutricional.

Na indústria, o engenheiro de alimentos atua em todas as etapas do processo de fabricação e conservação de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal. Ele seleciona as matérias-primas necessárias, define quais os equipamentos e maquinários serão utilizados na fabricação e administra equipes de trabalho. Faz parte de suas funções estudar e implantar métodos para aumentar e melhorar o processo produtivo dos alimentos.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC consiste na formulação e desenvolvimento de um projeto de implantação, expansão ou modernização de uma indústria de alimentos ou de uma
linha de processamento de alimentos, gerando um trabalho escrito. Este projeto pode ser desenvolvido na forma de revisão bibliográfica sobre um assunto de interesse para a área de Engenharia de Alimentos, um projeto de produto ou  processo, uma pesquisa científica na área, contendo dados experimentais, ou tema correlato.

O projeto deve mostrar viabilidade e importância efetiva na tentativa de um desenvolvimento tecnológico real de um processo ou produto, buscando consolidar no aluno os conhecimentos adquiridos no curso, permitindo uma integração deste conhecimento.

Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio em Engenharia de Alimentos é um instrumento pedagógico complementar ao ensino teórico da Academia, propiciando ao aluno uma vivência na realidade industrial, sendo um elemento de integração, aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano.

Para a integralização curricular o aluno deve realizar estágio obrigatório, sendo esta atividade regulamentada pela legislação vigente para atender aos requisitos formais das instituições envolvidas. O aluno tem também a possibilidade de realizar estágios não obrigatórios, podendo validá-los como disciplina optativa ou como atividades complementares, visando enriquecer e diversificar sua formação profissional.

Atividades Complementares

O currículo acadêmico universitário deve ir além das atividades convencionais de sala de aula. Deste modo, as atividades complementares são um componente curricular obrigatório que proporcionam uma formação social, cultural e profissional ainda mais abrangente aos futuros engenheiros.

Seu foco principal é complementar a formação do discente, enriquecendo seu conhecimento teórico-prático ao realizar atividades fora dos programas das disciplinas previstas na grade do curso, as quais poderão estar relacionadas às três dimensões do ensino acadêmico que são: a pesquisa, o ensino e a extensão.

Egressos

O Engenheiro de Alimentos formado na Faculdade Metropolitana possui perfil generalista, podendo atuar nas mais diversas áreas da Indústria de Alimentos. Para isso, possui formação sólida em ciências básicas, exatas e biológicas, compreendendo ciências da engenharia e ciências de alimentos, respectivamente. O profissional formado dentro dessa filosofia de curso pode acompanhar a rápida evolução tecnológica que caracteriza este início de milênio, pois a evolução tecnológica é fundamentada na aplicação dos princípios básicos. Isso também é verdade quando falamos da formação continuada para os engenheiros que estão no mercado de trabalho. Os Engenheiros de Alimentos com formação básica sólida estão preparados para o
aperfeiçoamento profissional e para se desenvolver nas áreas de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Dentre as características desejáveis para o Engenheiro de Alimentos destaca-se:

1. possuir autonomia intelectual, criatividade e senso crítico, sendo capaz de equacionar problemas típicos da engenharia de alimentos.

2. ter capacidade para identificar as ferramentas que irão auxilia-lo na resolução destes problemas, sendo capaz de associar teoria e prática de forma lógica e objetiva.

3. ter conhecimentos sólidos em ciências da engenharia e ciência de alimentos, para poder absorver e desenvolver novas tecnologias.

4. compreender a inter-relação entre as diferentes matérias que compõem a formação do Engenheiro de Alimentos.

5. saber se comunicar corretamente de forma oral e escrita de modo claro e objetivo.

6. ser capaz de desenvolver atividades técnicas em equipes multidisciplinares.

7. ser capaz de conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos da indústria de alimentos.

8. ter conhecimentos básicos de gestão de produtos e processos e de empreendedorismo.

9. ser consciente das relações do exercício da profissão com os problemas que afligem a humanidade, como a violência, a fome, a miséria e a degradação dos recursos naturais.

10. ser capaz de exercer a sua cidadania com responsabilidade e ética profissional.

Última atualização 26 de dezembro de 2022

Módulos

Porquê na Metropolitana

O curso de  Engenharia de Alimentos da Faculdade Metropolitana busca sua inserção no século XXI através da percepção dos desafios e demandas que o mercado globalizado impõe. O curso busca o diferencial de qualidade, representado pelo fortalecimento de competências e vocações regionais e pelo estabelecimento de fortes alicerces científicos que permitam o pleno desenvolvimento e capacitação para a atual competição do mercado de trabalho.

O Engenheiro de Alimentos da Faculdade Metropolitana deve participar da revolução das tecnologias de informação e de comunicação e também mostrar tendências para acompanhamento do desenvolvimento humano, com experiências contendo elementos culturais e ambientais, além dos aspectos econômicos.

 

O que acontece no curso

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