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Sobre o curso

Coordenador(a) Luiz Carlos Freire de Souza


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 6 semestres

Carreira

O curso de bacharelado em Música da Faculdade Metropolitana objetiva formar músicos, cantores e instrumentistas para:

– O exercício profissional como solistas, coralistas, músicos de câmera, de orquestras, de bandas e conjuntos musicais diversificados, como arranjadores, produtores culturais, músicos de estúdio, compositores atuantes em diferentes áreas do campo profissional – incluindo trilha sonora, trilha para games, entre outras;
– Atuar nos diferentes campos e contextos profissionais, produzindo, sistematizando e socializando conceitos e tecnologias vinculados à música, visando a transformação e inovação do conhecimento musical;
– Atuar com postura ética, crítica e criativa;
– Dar continuidade à atividade de pesquisa em música em diversas subáreas;
– a produção cultural e musical em instituições privadas e públicas;
– Compreender, por meio da autonomia intelectual, o contexto histórico-social que envolve a música e os fazeres musicais na sociedade;
– Atuar junto às comunidades, grupos sociais e indivíduos por meio da compreensão e tradução de suas necessidades, no que diz respeito a problemas artístico-culturais;
– O ensino de instrumento e da música em geral em instituições de formação musical específica como escolas de música, dadas as características diversificadas do campo de trabalho.

 

 

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Não é obrigatório.

Estágio Obrigatório

A inserção nas atividades práticas, num primeiro momento, cumpre a função de fomentar a proposição, diversificação e execução de projetos e programas de extensão no âmbito do curso de bacharelado em Música, fortalecendo essa importante dimensão universitária. Num segundo momento, essa inserção poderá se desdobrar em outros objetivos que se relacionam à vivência do fazer musical pelos graduandos, possibilitando uma visão interdisciplinar e dialética, relacionando teoria e prática a partir da reflexão crítica e da perspectiva investigativa.

Dentro da vertente profissional vinculada à formação do músico/intérprete/pesquisador, esses componentes curriculares oportunizam ao graduando o contato de forma mais direta com o campo da produção cultural em música, com contextos histórico-sociais e políticos, bem como, com especificidades técnicas, peculiares ao mercado de trabalho do músico. O contato com a produção cultural e suas múltiplas facetas constitui um importante vínculo do currículo do curso com a futura atuação do bacharel em Música no campo profissional.

Ao integralizar esses componentes, o graduando terá oportunidade de optar pela participação em ações de extensão com as quais tenha maior identificação; essa liberdade de escolha fomenta a autonomia do discente na construção de sua trajetória curricular e consequente formação profissional, fortalecendo a flexibilidade, um importante aspecto desta proposta curricular.

Atividades Complementares

Esse componente curricular reúne atividades de enriquecimento curricular de natureza acadêmica, cultural, artística, científica e/ou tecnológica que se voltam para a potencialização da formação do graduando em música, tanto no âmbito de seu conhecimento profissional e científico quanto no âmbito de sua preparação ética e cidadã.

Egressos

Em razão das demandas atuais relativas à atuação do músico e do professor de música na sociedade, busca-se que o egresso do curso de bacharelado em Música da Faculdade Metropolitana esteja capacitado para o pensamento crítico e reflexivo, para a produção artística e científica no campo da música, utilizando técnicas históricas e contemporâneas para a produção musical e pedagógico-musical vinculadas às dimensões estéticas e tecnológicas. Sua inserção no mundo do trabalho deve ser pautada pela atuação ética, de responsabilidade social e busca permanente de renovação na
formação. Assim, espera-se que o egresso:

– Seja capaz de fazer música como executante, dominando questões técnico-interpretativas, adequando-se às diferentes práticas, aos diferentes espaços e contextos;
– Seja capaz de atuar profissionalmente como intérprete-pesquisador;
– Seja capaz de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias intrínsecos e vinculados à música;
– Seja consciente, por meio da autonomia intelectual, do contexto histórico-social que envolve o exercício de sua profissão;
– Esteja apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidades com relação a problemas artístico-musicais e culturais;
– Seja capaz de atuar profissionalmente a partir de uma postura crítica, criativa, ética;
– Esteja apto a uma prática de constante desenvolvimento profissional, que possa resultar na transformação e inovação do conhecimento em sua área de atuação.

Última atualização 22 de fevereiro de 2024

Módulos

Porquê na Metropolitana

Os princípios que norteiam a formação do Bacharel em Música da Faculdade Metropolitana são fundamentados nos princípios referentes à necessária articulação entre teoria e prática; na contextualização e criticidade do conhecimento; na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; na flexibilização curricular; na interdisciplinaridade; no rigoroso trato teórico-prático, histórico e metodológico no processo de elaboração e socialização dos conhecimentos; na ética como orientadora das ações educativas; na avaliação emancipatória: expressão de um novo paradigma para a educação superior.

O curso de bacharelado em Música da Faculdade Metropolitana tem uma inserção social importante na formação de profissionais da música e o projeto curricular ora proposto busca proporcionar também aos músicos-pesquisadores, uma formação docente, tendo em vista que ensinar música é inerente à atuação profissional do músico. Nessa inserção, o curso exerce uma função política importante e deve, por isso, fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso, da universidade e da sociedade, promovendo debates e parcerias com gestores educacionais em prol de implementar políticas para o ensino de música na região.

O que acontece no curso

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