A Faculdade Metropolitana deu início nesta quarta-feira (5) à programação do Agosto Branco, uma campanha dedicada à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pulmão. A abertura do simpósio reuniu acadêmicos do curso de Medicina, docentes e profissionais convidados para um momento de aprendizado e atualização científica sobre uma das doenças que mais causa mortes por câncer no mundo.
A programação segue ao longo de todo o mês de agosto, com palestras, debates e atividades voltadas à formação acadêmica e à promoção da saúde, reforçando o compromisso da instituição com uma educação que ultrapassa a sala de aula e contribui diretamente para a conscientização da sociedade. 
A coordenadora de extensão do curso de medicina da Faculdade Metropolitana, Marcela Oliveira, ressalta que o evento é a oportunidade de fortalecer a integração entre a academia e os serviços de referência em saúde.
“Nesta mesa-redonda, nossos acadêmicos e profissionais têm acesso a discussões atualizadas sobre o câncer de pulmão, abordando prevenção, diagnóstico, tratamento e os avanços da medicina. Acreditamos que iniciativas como esta ampliam o conhecimento científico, contribuem para a formação de médicos mais preparados e reforçam o compromisso da instituição com uma educação de excelência.”
O simpósio contou com a participação de diversos especialistas, entre eles palestrantes do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. Durante as apresentações, foram abordados temas como fatores de risco, avanços no diagnóstico, tratamentos disponíveis e, principalmente, a importância da prevenção e da identificação precoce da doença.
A médica pneumologista, Milena Alves, foi uma das palestrantes da abertura do simpósio é destacou a importância do tema, considerando os dados alarmantes da região.
“Na Região Norte, o câncer de pulmão está entre os quatro tipos de câncer mais incidentes. Essa realidade pode variar de acordo com cada município, principalmente em função da prevalência do tabagismo na população. Por isso, o Agosto Branco tem um papel fundamental ao chamar a atenção para uma doença que apresenta alta incidência e elevada taxa de mortalidade. Infelizmente, muitos pacientes ainda recebem o diagnóstico em estágios avançados, quando as possibilidades de um tratamento curativo são mais limitadas. O nosso principal objetivo é conscientizar a população.”
A acadêmica do curso de medicina da Faculdade Metropolitana, Maria Isabel, também marcou presença no evento e enfatizou que eventos como esses contribuem diretamente para a formação de profissionais qualificados.
“Como acadêmica de Medicina e representante do Comitê IFMSA Brazil da Faculdade Metropolitana, acredito que levar informação de qualidade à comunidade é uma das formas mais eficazes de promover a saúde. Além de contribuir para a formação dos futuros médicos, iniciativas como esta despertam a consciência sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a vida.” 
Durante todo o mês de agosto, atividades serão realizadas dentro da campanha, ampliando o acesso à informação e estimulando o debate sobre a prevenção do câncer de pulmão. Além de ampliar o conhecimento científico, o simpósio também cumpriu um importante papel social. Durante o evento, promoveu-se a arrecadação de itens de higiene pessoal que serão destinados à Casa de Apoio Rosa Barreto, instituição vinculada ao Hospital de Amor que acolhe pacientes e familiares durante o tratamento.
“A escolha desses produtos surgiu a partir das necessidades apontadas pela própria instituição, e a resposta dos nossos acadêmicos foi muito positiva, demonstrando sensibilidade e compromisso com o próximo. A entrega das doações será realizada nos próximos dias.”, disse Luma Perruzo, presidente da Liga Acadêmica de Oncologia de Rondônia (Lacor). 
Ao promover o Agosto Branco, a Faculdade Metropolitana reafirma seu compromisso com a formação de médicos preparados para atuar de forma humanizada, científica e preventiva. A iniciativa também fortalece a integração entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando os estudantes das discussões atuais da área da saúde e incentivando o desenvolvimento de uma prática médica voltada à promoção da qualidade de vida da população.
Fonte: Ascom




