O Grupo de Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR, teve a honra de sediar a XIV Jornada Nacional do HISTEDBR, que teve como temática central “Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa”. O evento ocorreu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu – PR, do dia 03 ao dia 05 de maio de 2017. Dentre os conferencistas convidados esteve Dermeval Saviani, o precursor da Pedagogia Histórico-crítica no Brasil, livre-docente em história da educação e coordenador geral do grupo de pesquisas HISTEDBR.
As exposições nas mesas da Jornada explicitaram os fundamentos, desafios e necessidades de uma educação revolucionária. Como nos diz Karl Marx: “[…] não basta interpretarmos o mundo de diferentes maneiras, importa é transformá-lo”.
A Faculdade Metropolitana deu total apoio para que o graduando em Pedagogia, Eulálio Ramos Soares Júnior, participasse ativamente do evento apresentando o artigo "Arte e Educação: contribuições para uma leitura materialista e dialética dos processos de avaliação da aprendizagem", que contou com a coautoria da docente da instituição, Ma. Marasella Del Cármen Silva Rodrigues Macedo. Os autores relatam que o estudo no campo da arte na educação é de suma importância, tendo em vista a forma obscura como o conhecimento artístico é historicamente desenvolvido na escola. Portanto, assim escrevem: "A mediação que deve ocorrer no ensino da Arte não cabe numa concepção mecanicista proposta por uma avaliação estática, pois a apropriação dos bens culturais somente pode ser possível mediante compreensão de que a Arte, como fenômeno social, projeta nos objetos culturais as características sintéticas das relações sociais."
Fonte: Dcom