O curso de pedagogia e letras da Faculdade Metropolitana de Porto Velho está realizando dos dias 2 a 5 de maio, a Semana da Educação. Com o tema “Educação, Linguagens e Diversidades Cultural amazônica”, o evento tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo sobre temas relacionados à formação dos docentes, propiciando um momento de trocas de experiências e interdisciplinaridade.
Na noite desta quarta-feira, 02, houve a abertura do evento, onde ocorreu uma mesa redonda com o tema “Linguagens e Diversidade Cultural Amazônica”, com os convidados Dr. Clarides Henrich de Barba-Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Cláudia Almeida – Doutoranda PUCRS/Faculdade Metropolitana e José Gadelha da Silva Júnior – Mestre em Letras e jornalista da Rede Amazônica de Televisão.
No hall do auditório os alunos do 2° e 5° período de pedagogia, na coordenação das professoras Cláudia Lobo e Vanderleia Barbosa, expuseram seus trabalhos sobre a história da educação do Brasil.
Os acadêmicos de pedagogia, Jhone Maycon, Eliude Matos, Emily Matos, Mateus Matos e Fernanda Matos realizaram uma apresentação musical durante o credenciamento do evento.
Na abertura do evento, estavam presentes Wellington Moura, representante discente do Núcleo de Educação; Gláucia Negreiros, presidente do Conselho Municipal de Educação; Marcos Aurélio Marques, Secretário Municipal de Educação de Porto Velho; Catarina Vaquer, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico; Dr. Dimis da Costa Braga, Juiz Federal; Klenia Borges, Coordenadora do Nupex; William Haverly, Presidente Emérito da Academia Rondoniense de Letras; Lucileyde Feitosa, coordenadora do curso de Letras e o Historiador Anísio Gorayeb.
Na solenidade de abertura a docente Llitsia Moreno abrilhantou o evento com sua apresentação musical Chorinhos Brasileiros.
A coordenadora do Núcleo de Educação, Lucileyde Feitosa, disse que esse evento tem um significado especial para os alunos de Pedagogia e Letras “É um evento que vem debater educação na perspectiva da Amazônia. Porque no futuro serão profissionais de excelência, que irão atuar no município de porto velho e no espaço que precisarem na Amazônia, essa é a formação de excelência que a Faculdade Metropolitana vem proporcionando a sociedade de Rondônia”.
A Profa. Catarina Vaquer, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, representando a Dra. Maria Sílvia, diretora da Faculdade Metropolitana, salientou que os alunos estão sendo privilegiados com a Semana da Educação “A nossa única saída é investir na educação, vocês hoje estão sendo privilegiados por estarmos hoje a caminho de uma formação que trata da formação de outras pessoas, nós cuidamos do próximo, cuidamos e primamos pela formação de tantos profissionais que constituem o nosso país e o nosso mundo”.
O presidente Emérito da Academia Rondoniense de Letras, William Haverly lançou o seu livro “O réu do Sexo”, juntamente com o Dr. Dimis da Costa Soares, que escreveu o prefácio do livro.
Nesta quinta e sexta serão realizadas as oficinas, sobre diversos temas, dentre eles sobre brinquedos recicláveis, onde os alunos produzirão brinquedos com o aproveitamento de garrafas pets, que serão doados às crianças da Comunidade da Vila Princesa, no Projeto Castanheira.
A programação da Semana da Educação segue até sábado (05), onde se encerrará na Praça Aluísio Ferreira e terá como atração apresentação cultural, divulgação dos cursos da Faculdade Metropolitana, distribuição dos materiais produzidos no decorrer das oficinas e participação especial da equipe da FHEMERON (doação de sangue).
Fonte: Dcom