De olho no compromisso e na responsabilidade social, assumidos em decorrência de sua liderança no ensino superior privado em Rondônia, as faculdades FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – e Metropolitana, lançaram nesta terça-feira (17/04), o Projeto Atividades Terceira Idade: Lições de Experiências, como objetivo principal de promover o resgate social e a construção de benefícios para a qualidade de vida e a cidadania de 30 idosos do Bairro Castanheira, atendidos na área de saúde pela Policlínica Manoel Amorim de Matos.
A solenidade de lançamento teve lugar no auditório da FIMCA/Metropolitana e sob a presidência do professor Gilmar Nascimento, vice-diretor da Faculdade Metropolitana, contou com a participação da professora Maria José, coordenadora acadêmica; professora Carla Aguiar, coordenadora pedagógica, professor de Educação Física Vanderlei Ferreira; professor João Rafael Valentin Silva, coordenador do Curso de Educação Física; senhor Luiz André, diretor da Policlínica Manoel Amorim de Matos; enfermeira Rebeca Zorek, preceptora da FIMCA e responsável pelo atendimento dos idosos na policlínica, alem dos idosos e acadêmicos da FIMCA/Metropolitana.
Ao ressaltar a importância do projeto, o professor Gilmar dos Santos Nascimento revelou que “a iniciativa busca trazer o idoso para dentro do contexto acadêmico a fim de aprofundar conhecimentos em algumas áreas específicas, participar de atividades de lazer, esporte e socioculturais, inclusive de alfabetização, alguns deles revelem esse desejo. As atividades a serem desenvolvidas vão desde a participação em palestras, exposições, seminários, visitas técnicas, workshop’s, eventos comemorativos, conferências, feiras técnicas, minicursos, consultorias, assessorias, congressos até eventos elaborados especialmente para o público da terceira idade”, disse o vice-diretor.
Em nome da FIMCA e da Faculdade Metropolitana o professor Gilmar também registrou e agradeceu a parceria da SEMUSA, que disponibilizará o meio de transporte (Van) com capacidade para 15 lugares, além da Unidade de Saúde da Família “Manoel Amorim de Matos” e Equipe Castanheira II da Estratégia da Saúde da Família, acompanhando os idosos em sua área de abrangência. Também agradeceu a parceria da FIMCA, através dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Fonodiologia, Terapia Ocupacional Medicina,Odontologia, Gastronomia, Serviço Social, Psicologia, Agronomia, Zootecnia, além de todos os cursos da Faculdade Metropolitana.
A solenidade contou ainda coma a apresentação de dois números musicais clássicos, ao violão, executados pelo professor de música Bruno Miriani Cruz. Ao final, todos participaram de um coquetel de confraternização.