logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

NO RITMO DA LEITURA E DA ESCRITA

03/09/2014 às 18h04min

A Faculdade Metropolitana e a Coordenação do Curso de Letras estão desenvolvendo o Projeto No Ritmo da Leitura e da Escrita no Centro Comunitário de Extensão Educacional Zona Leste.

O Projeto visa atender alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, para promover a prática de leitura e escrita com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Jânio da Silva Quadros”, localizada na zona leste da capital.

O trabalho se deu a partir do momento em que se tomou conhecimento sobre a ausência ou insuficiência de habilidades e competências da leitura e da escrita, o que proporciona implicações na vida pessoal e coletiva; outro dado preocupante é no que diz respeito à falta de informações e limitação vocabular, o que ocasiona o pouco desempenho do estudante brasileiro.

E para a Faculdade Metropolitana, Coordenação do Curso de Letras e a Professora Ma. Enísia Soares de Souza na função de agentes de formação buscam contribuir, ainda que em âmbito local, para a redução dos dados que colocam o Brasil em 38º lugar no ranking de 44 países, o dado mais alarmante está quando se trata da Região Norte porque a pontuação máxima a ser atingida são 1000 (mil) pontos, a Região atingiu 383 (trezentos e oitenta e três) pontos, no Programa Internacional de Avaliação de Alunos – Pisa.

Enquanto agentes de formação, a Faculdade Metropolitana e o Curso de Letras além de contribuir para melhorar esse quadro, a Instituição estará ampliando sua responsabilidade social.

No desenvolvimento das atividades ligadas ao Projeto estão a Professora Ma. Enísia Soares de Souza e os acadêmicos: Alzilene Antunes Tristão, Andréia dos Santos Batista, Daiana Losmila da Silva, Ingride Naiara Fabiano de Carvalho, Janaína Ramos Pinto, Lenilda Maria da Silva, Paula Adriele Reonaldo Tavares, Ronicléia da Silva Pereira, Sheila Michele Fernandes e Sulenilson C. Veríssimo de Oliveira.

As atividades acontecem aos sábados das 09 às 11h no Centro Comunitário de Extensão Educacional da Fimca, localizado na Zona Leste da capital, com leitura individual, coletiva e silenciosa de textos, debate sobre a leitura dos textos, revisão e reescrita de textos. Em média são atendidos 20 alunos, o Projeto tem carga horária de 40h e teve seu início no dia 09 de agosto e será realizado até o dia 29 de novembro de 2014.

 
 
 
 

Fonte: Assessoria

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas