O curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana segue com a atividade extraclasse de preparar seus alunos para exames, seleções e concursos. A ideia do PROENCS – Projeto Enade Concursos e Seleções surgiu no início de 2016 e foi realizada pelo Colegiado do Curso.
Os alunos participam de uma programação semanal que aborda temáticas relacionadas a temas de formação geral e específica do curso, visando primeiramente uma preparação teórica, mas também abordando uma preocupação em também preparar psicologicamente o acadêmico para enfrentar todo tipo de certame.
Na edição de 2017-1 o PROENCS fará uma revisão do referencial curricular do curso de Pedagogia, trazendo abordagens inovadoras, fazendo um link com as temáticas atuais e relevantes para a formação do licenciado em Pedagogia.
A programação de 2017-1 se iniciou em 02/03, quando a professora Elizangélica Fernandes da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia apresentou o cronograma do semestre; na sequência, realizou-se o Aulão em 09/03, que tratou das bases teóricas da aprendizagem, com uma abordagem dinâmica sobre as Correntes Pedagógicas ministrada pela professora Solange Martins Guerra e professor Adriano Lopes Saraiva.
A atividade foi acompanhada pelo NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico, através da técnica pedagógica Maria da Conceição Silva Pinheiro, que declarou “que a atividade é relevante não só porque prepara os acadêmicos para o ENADE, mas também porque os prepara para o exercício pleno da profissão”. A coordenadora do curso, professora Elizangélica Fernandes da Silva, destaca “que o PROENCS é uma inovação metodológica dentro dos cursos de Pedagogia da região, é só os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana tem acesso a esse diferencial; o compromisso é preparar Pedagogos capazes de atuar em qualquer espaço em que se necessite de ações especializadas em desenvolver o ensino e a aprendizagem”.