logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 6 semestres

Carreira

O Curso de Artes Visuais da Faculdade Metropolitana, forma profissional generalista, Bacharel, capaz de desenvolver com técnica e sensibilidade, a arte em seus diferentes formatos, e contribuir com o desenvolvimento cultural e social na formação de cidadãos voltados para a produção e promoção das artes visuais.

O egresso do Curso de Bacharelado em Artes Visuais, será um profissional tecnicamente habilitado para exercer a sua arte tendo na sensibilidade o sustentáculo de suas competências e habilidades e, por outra via, um cidadão socialmente contextualizado com seu tempo, engajado com a cultura local e regional a partir de uma perspectiva global. Tem como objetivos profissionais:

  • Aprender autonomamente, a partir de suas experiências com o meio e com as novas técnicas e tecnologias.
  • Integrar grupos, conviver e interagir de forma produtiva e com visão de coletividade.
  • Gerir a sua ação, planejando, organizando, executando e avaliando os resultados de suas intervenções.
  • Intervir de forma significativa na sociedade pela cultura de forma criativa, sensível e técnica.
  • Exercer ações investigativas, voltadas para a construção de conhecimento novo.
  • Produzir arte, diante das manifestações artísticas consolidadas e emergentes, em diferentes espaços culturais.
  • Ensinar artes visuais e coordenar estudos com grupos de alunos voltados para a aprendizagem em suas várias vertentes.

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho final de conclusão de curso poderá ser prático e/ou teórico e deverá revelar, sobretudo, qual foi o impacto dos conhecimentos, habilidades e competências que o aluno adquiriu no curso e fora dele, no período em que esteve no IAD. Os formatos possíveis de apresentação do TCC vão desde a monografia, o ensaio, o artigo, bem como o portfólio, o livro de artista, performance, mostra etc. Podendo o aluno articular entre um ou mais formatos e meios. A organização e apresentação final deste material ficará a critério do aluno e do coordenador e deverá responder às demandas e especificidades da própria pesquisa.

Estágio Curricular

Quanto a seus aspectos organizacionais, a proposta de Estágios assume conotações diversas, requerendo, como qualquer atividade de aprendizagem, observância a princípios ético-filosóficos, teórico-metodológico-operacionais, que proporcionem: aprofundamento e ampliação de conhecimentos básicos, análise crítica da realidade, identificação de áreas e processos de intercâmbio ou inserção de seu campo específico de trabalho em outras esferas do conhecimento científico, exercício de atividades profissionais, como sujeitos, em iniciativas que envolvam agilização de estratégias de iniciação científicas, com possível inserção ou intervenção nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Atividades Complementares

As atividades complementares visam permitir ao estudante trilhar sua trajetória acadêmica de acordo com sua vocação e interesses específicos e particulares. As atividades complementares criam um espaço maior de participação do aluno no processo de sua formação. Essa iniciativa se encontra em harmonia com a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando chance de o aluno buscar uma formação de acordo com suas aptidões.

Egressos

O perfil do egresso do Bacharelado em Artes Visuais tende a ser o daquele que tem como meta atuar como profissional no campo das práticas poéticas, da crítica ou da produção em artes. O egresso do Bacharelado de Artes Visuais estará apto a:

• Profissionalização nas áreas específicas do campo das Artes visuais: ações efetivas de suporte e assessoramento às instituições ligadas à Arte como agentes culturais, curadoria, pesquisa, crítica e história da arte, para atuação em museus, ateliês, galerias e centros culturais, que se configuram como novos espaços de atuação;
• Domínio estético das linguagens plásticas: compreensão dos fenômenos artísticos para o investimento em seu conhecimento, produção e pesquisa, contribuindo com a sociedade de maneira crítica e criativa;
• Domínio técnico das linguagens plásticas: desenvolvimento de atividades artísticas de criação, produção, estruturação e experimentação das diversas linguagens e meios expressivos plásticos, como pintura, fotografia, imagens e reprodução, desenho e expressão tridimensional, artes do corpo, bem como o uso de novas tecnologias e meios de criação;
• Formação acadêmica teórica e analítica: voltada para a pesquisa poética com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas, inseridas no contexto cultural da sociedade. Tornando possível o ingresso em pós-graduações das áreas das artes, da comunicação, das ciências humanas e sociais.
Sua formação acadêmica teórica e analítica deve estar voltada para o desdobramento do fenômeno artístico em suas diversas discussões teóricas e questões contemporâneas até o aprofundamento de conceitos relacionados à formação de valores, como a ética, a solidariedade e a educação para a transformação social.

Última atualização 26 de dezembro de 2022

Módulos

Porquê na Metropolitana

O curso de  Artes Visuais da Faculdade Metropolitana, além de sua formação voltada para o ensino e aprendizagem em artes visuais que abrange o conhecimento tradicional e o contemporâneo da prática e crítica artística, é a possibilidade de construção de um percurso mais interdisciplinar e singular por parte do aluno. Tal interdisciplinaridade e maior autonomia de construção de seu itinerário formativo é instituído pelas redes de relações entre diversas linguagens e estudos multidisciplinares possibilitadas através da mobilidade de nosso aluno dentro da própria instituição.

O Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Metropolitana coloca a criação no centro de seu projeto pedagógico, quer se aplique à aprendizagem de saberes, ao desenvolvimento de competências, à aquisição de habilidades ou à potencialização da formação artística. Propõe-se, então, como um lugar de reflexão e de intercâmbio que trabalha para o desenvolvimento de competências criativas. Um grande tema no mundo, hoje, é o conceito de criatividade e como pode ser estimulada. Entendemos que a criatividade pode ser estimulada no processo de formação do estudante, isto se focada por um projeto articulado, crítico, tecido entre os pilares da arte, da sociedade e da cultura.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular