ACADÊMICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS PROMOVERAM A CAMPANHA PÁSCOA SOLIDÁRIA
O Núcleo de Educação, por meio dos Cursos de Pedagogia e Letras, realizou a Campanha Páscoa Solidária, a doce partilha da amizade, que teve como objetivo promover a interação entre Faculdade e escolas públicas para ajudar na realização da Páscoa dos alunos de Porto Velho.
Arte produzida pelo artista plástico Mikéliton Alves
Esta iniciativa faz parte da dimensão do ensino e da extensão, sendo um processo interdisciplinar, educativo, cultural, agregador de experiências e promove a solidariedade entre culturas, afirma a Profa. Lucileyde Feitosa, coordenadora do Núcleo de Educação da Instituição.
As escolas contempladas na Campanha foram Engenho do Madeira (Área rural) e Nações Unidas (Área urbana), tendo a participação das crianças indígenas das etnias Karipuna, Karitiana, Kassupá e Salamai.
Para a profa. Domingas Luciene, a Campanha foi um ato de cidadania e de troca de experiências proporcionada pelo Curso de Pedagogia, sendo enriquecedor o encontro com os alunos e crianças indígenas.
A estudante Ana Andrade, do 5º período de Pedagogia disse que participar da Campanha da Páscoa foi uma experiência satisfatória e gratificante. Ações como essa fazem bem para todos os envolvidos e registra a satisfação em ter levado alegria às crianças da Escola Engenho do Madeira.
Arte, aprendizado e partilha
A professora Ana Lúcia Politano desenvolveu na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte a confecção das cestinhas dos coelhinhos com os alunos, sendo um momento muito enriquecedor de experiências e essa iniciativa impulsionou mais a campanha entre os acadêmicos.
Acadêmicos produzem as cestinhas para a Campanha Páscoa Solidária
Depois das cestinhas confeccionadas e recheadas com os chocolates e bombons, os alunos foram aos locais de entrega e também receberam a diretora na Instituição, a exemplo da Escola Engenho do Madeira:
Acadêmicos do Curso de Pedagogia entregam as cestinhas arrecadas à Diretora Claudelis da Escola Engenho do Madeira
Para os alunos participantes, essa atividade proporcionou a aplicação dos conhecimentos teóricos numa ação de cidadania e valorização dos alunos de escolas públicas, sendo momentos de diálogo, solidariedade e compromisso social.
Acadêmicos de Letras na Escola Nações Unidas
Os alunos do Curso de Letras fizeram questão de entregar as cestinhas aos alunos da Escola Nações Unidas e essa atividade promoveu mais a interação entre os alunos e entregamos 130 sacolinhas da páscoa para os alunos da Escola Nações Unidas. Estamos gratos aos alunos e docentes da escola que nos receberam muito bem e fazer o bem nos torna seres humanos melhores, disse a Acadêmica Isa Oliveira, do 7º período de Letras.
Contribuíram com essa escola, os acadêmicos do Curso de Serviço Social, promovendo essa integração entre os acadêmicos das Faculdades Metropolitana e FIMCA.
Outro momento enriquecedor da entrega das cestinhas se deu com a ida dos professores à Casa do Índio, sendo articulada essa entrega com as lideranças indígenas e promoveram-se diálogos e futuras ações de parceria com os cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Metropolitana.
Professores com as lideranças indígenas
Para a professora Maria Lúcia, do Curso de Letras, essas ações conjuntas propiciam a construção de uma sociedade mais solidária e estabelece diálogos para o conhecimento das causas indígenas. E para a Professora Domingas do Curso de Pedagogia, é uma extensão enriquecedora das atividades acadêmicas com a comunidade indígena.
Fonte: Coord. Letras