FIMCA e Faculdade Metropolitana sediaram o 5º Encontro Nacional de Policiais e Bombeiros Militares Músicos do Brasil entre os dias 15 e 18 de junho
O diretor-presidente do Grupo Educacional Aparício Carvalho, Dr. Aparício Carvalho de Moraes, a diretora-geral da Faculdade Metropolitana e reitora emérita da FIMCA, Dra. Maria Silvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, a magnífica reitora Dra. Mariana Carvalho e o deputado federal Dr. Maurício Carvalho foram homenageados durante as comemorações pelos 82 anos da Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), realizadas na noite de quarta-feira (18), no Palácio das Artes, em Porto Velho.
A solenidade integrou a programação do 5º Encontro Nacional de Policiais e Bombeiros Militares Músicos do Brasil, sediado pela FIMCA e pela Faculdade Metropolitana de Rondônia entre os dias 15 e 18 de junho. O evento reuniu músicos militares, maestros, pesquisadores e representantes de corporações de diversos estados brasileiros, além de convidados internacionais, promovendo intercâmbio de experiências e fortalecendo a música militar como instrumento de cultura, integração e aproximação com a sociedade.
Durante o concerto especial “Esperança & Fé”, que marcou o encerramento da programação e celebrou os 82 anos da Banda de Música da PMRO, os membros da diretoria do Grupo Educacional Aparício Carvalho receberam moedas comemorativas alusivas à data, em reconhecimento à parceria institucional e ao apoio prestado às iniciativas culturais e educacionais ligadas à música no estado.
Para a diretora-geral da Faculdade Metropolitana e reitora emérita da FIMCA, Dra. Maria Silvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, a noite foi marcada pela emoção e pela valorização da formação musical promovida pela instituição.
“Foi uma noite repleta de emoção durante o 5º Encontro Nacional dos Bombeiros e Policiais Militares Músicos do Brasil. Tivemos a oportunidade de presenciar uma apresentação lindíssima, que emocionou a todos. Nós, da Faculdade Metropolitana, ficamos especialmente felizes ao ver ex-alunos, alunos e professores do curso de Música compondo essa bela orquestra que se apresentou nesta noite. Estão todos de parabéns.”
O deputado federal e vice-reitor da FIMCA, Dr. Maurício Carvalho destacou a importância histórica da banda e o significado da homenagem recebida.
“É um momento muito especial. São 82 anos da Banda de Música da Polícia Militar, uma instituição que faz parte da história de Rondônia. Receber essa homenagem é motivo de muita honra e emoção. É uma alegria poder contribuir para o fortalecimento da música e da cultura no nosso estado.”
A magnífica reitora da FIMCA, Dra. Mariana Carvalho, ressaltou a ligação entre a instituição e os profissionais que hoje integram a corporação musical.
“Muito obrigada à Polícia Militar por essa homenagem. É uma alegria participar dessa comemoração dos 82 anos da banda e ver tantos egressos do nosso curso de Música construindo suas trajetórias profissionais e contribuindo para essa história.”
Representando a Polícia Militar de Rondônia, o tenente-coronel Alex Miranda destacou a relevância do encontro para a valorização da música militar.
“Estamos celebrando os 82 anos da Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia, um patrimônio histórico e cultural do nosso estado. Recebemos músicos militares de diversos estados brasileiros e também convidados internacionais, tornando esta uma comemoração à altura da importância da banda.”
Entre os participantes do evento esteve o sargento PM Taylor Nascimento, egresso do curso de Música da Faculdade Metropolitana e integrante da Banda de Música da PMRO.
“Como formado pela Faculdade Metropolitana e hoje integrante da banda, é muito gratificante participar desse momento histórico. A formação acadêmica foi fundamental para minha trajetória profissional e ver Rondônia sediando um encontro dessa magnitude reforça a importância da música na formação cultural e social da nossa sociedade.”
Ao longo de quatro dias de programação, o 5º Encontro Nacional de Policiais e Bombeiros Militares Músicos do Brasil promoveu palestras, oficinas, masterclasses, ensaios conjuntos e apresentações musicais. O encerramento, realizado por meio do concerto “Esperança & Fé”, celebrou não apenas os 82 anos da Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia, mas também o papel da música como ferramenta de integração, formação cultural e serviço à sociedade.
Fonte: Ascom











