logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

FESTIVAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA MOBILIZA GRADUANDOS E DOCENTES

12/06/2015 às 18h26min

 

Promover a experiência e a prática com os conteúdos da disciplina de atividades corporais (dança, ginástica, esporte e jogos) adaptadas aos alunos com necessidades especiais são propostas do Festival de Educação Física Inclusiva da Faculdade Metropolitana, realizado pelo segundo semestre consecutivo numa perspectiva inclusiva que visa contribuir para a formação de graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física na área de Educação Física Adaptada e Educação inclusiva.

O Projeto é coordenado pela professora Rafaela Pitwak, envolvendo graduandos do 4º e 6º períodos do curso de Educação Física, tendo como objetivos proporcionar às pessoas com necessidades especiais e aos seus pais a oportunidade de conhecer os benefícios do esporte e lazer, através das atividades físicas, a fim de que possam mostrar suas habilidades dentro do contexto da qualidade de vida, melhorando a autoestima, aperfeiçoando suas habilidades e suas limitações.
As atividades foram desenvolvidas no ginásio de esportes da vila olímpica, visando incentivar as pessoas com necessidades especiais para a prática de atividade física e seus benefícios, manifestando experiências para o desenvolvimento afetivo-social e cooperativo entre os graduandos e as pessoas com necessidades especiais, através das atividades adaptadas, promovendo a socialização, a autoestima, a imagem corporal e reduzindo o isolamento social, desenvolvendo competências na prática de ensino na perspectiva da Educação Física Inclusiva.

Houve apresentação de atletismo (Equipe Tribo da Mata), basquete adaptado para cadeirantes, ballet infantil – cadeirantes, dança rítmica, atividades esportivas adaptadas, atividades lúdicas e esportivas para pessoas com necessidades especiais, além da apresentação do Rondônia clube Paraolímpico adaptado para pessoas com necessidades especiais e a participação dos atletas paraolímpicos Rogério Costa Lima e Áureo Neto. O Dr. Aparício Carvalho esteve presente ao evento e destacou que o processo inclusivo deve prevalecer sempre, dentro e fora da academia. Para ele, a iniciativa do curso de Educação Física evidencia que todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade, independente dos problemas que as afetam.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas