logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Programa de Iniciação Científica

04/05/2010 às 13h05min

 

Estão abertas as inscrições de projetos de Iniciação Científica na FIMCA/METROPOLITANA. O anúncio é da professora Francisca da Luz Dias, coordenadora do CIFICE – Centro Integrado de Fomento à Iniciação Cientifica e Extensão.
“Depois da realização de três Encontros de Iniciação Científica, já estamos, desde o final do ano passado, com o nosso Programa de Iniciação Científica aprovado e com o registro encaminhado ao PIBIC, do CNPQ. Este ano pretendemos elevar o número e qualidade dos projetos que serão selecionados para o nosso quarto encontro. Para tanto, contamos com a imprescindível colaboração do corpo docente das duas instituições”, disse a professora Francisca da Luz.
A iniciação científica é um instrumento necessário à política geral de pesquisa das instituições de ensino superior, que visam atingir o grau de excelência desejado pela comunidade científica atual e contribuir para a qualidade da formação de seus alunos. “Não é uma exigência condicional do MEC para autorizar o funcionamento de uma faculdade. Mas para as que possuem, o Programa de Iniciação Científica torna-se um parâmetro positivo de pontuação na avaliação”, explicou a coordenadora do CIFICE.
Objetivos e vantagens
O Programa de Iniciação Científica da FIMCA/METROPOLITANA pretende desenvolver nos seus acadêmicos, a curiosidade científica, pensamento científico, gosto pela pesquisa científica, capacitando-o a um mercado de trabalho cada vez mais exigente, que se caracteriza por mudanças científicas e introdução de tecnologias inovadoras.
 “Esse mercado somente absorverá os profissionais que saibam resolver problemas, testando hipóteses e realizando experimentos que lhes mostrem os novos caminhos a seguir. O currículo de acadêmico que pesquisa é um diferencial importante”, alerta a professora Francisca. “É por isso que eu reitero o meu pedido de colaboração dos colegas professores, para que incentivem e apresentem projetos com a participação dos seus alunos. Outra vantagem é que o projeto pode se transformar em TCC, a monografia que tanto dá trabalho aos alunos de final de curso”, acrescentou.
Para começar o projeto os acadêmicos escolhem uma área de pesquisa e os possíveis temas para o desenvolvimento da investigação. A escolha deve ser feita de acordo com as características individuais de interesse, onde a curiosidade e criatividade são requisitos fundamentais. Mas o aluno deve levar em consideração, na sua escolha, dois pontos fundamentais: se existem orientadores (professores ou colaboradores) com conhecimento do tema; e se existem disponibilidade de materiais e métodos para o desenvolvimento do projeto. Após a fase de escolha do tema de interesse, é preciso traçar os rumos da pesquisa através da organização e planejamento, sendo que o projeto de pesquisa tem como função primária a de conter os passos a serem utilizados para testar uma determinada hipótese elaborada.
Mais detalhes sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o Regulamento e o Edital do Programa de Iniciação Científica e as instruções de apresentação dos projetos, estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: http://www.fimca.com.br/pagina.asp?id=10
 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas