logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Projeto Castanheira é sucesso mais uma vez

25/03/2013 às 16h30min

A comunidade que vive no entorno dos campus da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho e da Faculdade Metropolitana puderam aproveitar a manhã de sol desse último sábado, 23 de março, para participar de mais uma edição do Projeto Castanheira.

Sob a supervisão de seus professores e coordenadores, os acadêmicos de todos os cursos de graduação das duas instituições, juntamente com profissionais de outros órgãos parceiros, se disponibilizaram das 8:00 às 13:00 horas, a atender a comunidade com a oferta de diversos serviços de saúde, lazer e cidadania, além de várias atrações no palco.

A necessidade de se envolver com a comunidade pode ser percebida por todos que participam do projeto “é sempre importante estar interagindo com a comunidade, levando todas as informações possíveis, no nosso caso sobre os animais, para que aprendam a conviver em equilíbrio”, afirma Prestes, soldado da Polícia Ambiental, parceira no evento. “Já é a terceira vez que participo desse projeto, mas cada vez é única, nos apaixonamos mais, principalmente ao ver as crianças se aproximando e entendendo o nosso curso”, enfatiza a acadêmica do 5º período de terapia ocupacional, Simone.

Os cursos da área de saúde disponibilizaram consultas, exames, além de orientações aos presentes como no curso de odontologia “logo de início já ensinamos a criançada a fazer a escovação dos dentes para ter uma higiene correta, e para isso também demos um kit de higienização com fio dental, escova de dentes e o creme dental. Dessa forma, eles percebem que a prevenção é o melhor caminho”, nos contou o acadêmico do curso, Gian Lucas.  O curso de Gestão Hospitalar aproveitou para apresentar o Projeto  Dia “A” de Atitude contra a Dengue, “se cada um fizer sua parte, com certeza a quantidade de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue irá diminuir, descongestionando os hospitais que se encontram lotados por pessoas com a doença” afirmou a acadêmica Jenifer.

A FIMCA e a Metropolitana desenvolvem duas vezes ao ano, o Projeto Castanheira, como uma forma de demonstrar como as ações de voluntariado dos acadêmicos, professores, coordenadores, colaboradores e da própria direção, podem contribuir para: revitalizar o ensino; consolidar práticas de gestão; desenvolver trabalhos interdisciplinares e parcerias com instituições congêneres e empresa em benefício da comunidade. “Cada ano tentamos evoluir mais, aprimorando a busca de parceiros e colaboradores. Nossos acadêmicos estão em massa realizando seus atendimentos, todos os cursos estão de parabéns pela dedicação”, comenta a professora Selma Sarmento, coordenadora do NUPEX, Núcleo de Pós-Graduação e Extensão da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

“Fico feliz ao ver o sucesso do Projeto Castanheira aumentando a cada ano. A participação da comunidade e dos acadêmicos são sempre positivas, o que é fundamental, pois sem eles nada disso seria possível. É muito gratificante ver que estamos formando profissionais conscientes do seu trabalho de responsabilidade social. As instituições de ensino superior devem contribuir sempre para a melhoria da sociedade, permitindo que alunos e professores envolvidos enriqueçam seu saber”, concluiu o Diretor Geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho.

Fonte: Assessoria

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas