logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

SEMINÁRIO SOBRE FUNDAMENTOS DE ARTE MOBILIZA GRADUANDOS DE PEDAGOGIA

08/06/2016 às 19h13min

 

Graduandos do 4º Período do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana apresentaram um seminário referente à disciplina de Fundamentos de Arte, com debates sobre os temas artes visuais, danças, músicas e teatro. O trabalho teve como finalidade apresentar os conteúdos e atividades práticas que podem ser desenvolvidas em sala de aula com alunos do ensino fundamental e de educação especial. O seminário foi coordenado pela professora Sheila Ribeiro, responsável pela disciplina Fundamentos de Arte, objetivando mostrar aos graduandos as diversas formas de se trabalhar os conteúdos da disciplina, respeitando as diversidades regionais e culturais.

 

Houve uma reflexão sobre a prática pedagógica, ao planejamento de aulas, à análise e seleção de materiais didáticos e de recursos tecnológicos no sentido de que os graduandos possam sair do ambiente acadêmico com os conhecimentos necessários para sua prática profissional. Sheila Ribeiro destacou ainda que a atual legislação brasileira reconhece a importância da Arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica. “O ensino de Arte trabalha com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos, no campo das artes visuais, danças, músicas e teatro”, frisou. 

 

Para o graduando Wellington Mourão, a experiência foi significativa porque permitiu o contato com os conteúdos da disciplina e com exercícios que podem ser aplicados em sala de aula. Segundo ele, o seminário foi muito bom, com uma variedade de conteúdos para se trabalhar com as crianças. “Além de uma bagagem extra para a nossa formação, o seminário contribuiu para ampliar o nosso olhar para o que é realmente trabalhar a inclusão dentro de sala, pois também nos foi proposta a elaboração e aplicação de atividades para o público da educação especial”, falou. Wellington Mourão acrescentou ainda que, por meio da aplicação dos exercícios, é possível fazer um diagnóstico da eficiência do método didático escolhido para transmitir o conteúdo. “A dúvida e as dificuldades encontradas na execução das tarefas nos fazem refletir sobre como melhorar nossa prática”, observou.

 

Já a graduanda Fernanda Sodré ressaltou que o trabalho foi muito produtivo, salientando que ao se deparar com a proposta de trabalhar a temática de Artes Visuais imaginou que teria muitas dificuldades em elaborar tarefas para reforçar o conteúdo. “Quando começamos a nos aprofundar na pesquisa nos deparamos com um universo diferente, cheio de possibilidades, pois este tema contém um leque de informações muito atrativas aos diversos públicos da educação básica. Além disso, as artes visuais não estão restritas apenas às pinturas e esculturas, mas vai muito além, como uma dança, uma encenação ou dramatização. Todas essas temáticas podem ser inclusas na abordagem das artes visuais”, pontuou. A graduanda frisou que em se tratando de aplicar esse tema na educação infantil e nas séries iniciais tem muito a agregar ao conhecimento dos alunos. “Neste aspecto, trabalhamos o raciocínio, pensamento, desenvolvimento psicológico, entre outros fatores. Para mim, e acredito que para o grupo também, tudo foi lindo e satisfatório, ainda mais ao perceber o entrosamento de toda turma”, concluiu.

 

Fonte: DECOM

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas