logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

BRINQUEDOTECA PREPARA GRADUANDOS DE PEDAGOGIA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

18/03/2015 às 19h42min
O Laboratório de Práticas Pedagógicas (Brinquedoteca) é o espaço utilizado pelo curso de pedagogia da Faculdade Metropolitana com vistas a fornecer referenciais teóricos para a atuação docente. Na Brinquedoteca são desenvolvidos estudos sobre a infância, com base nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil; estudos sobre o desenvolvimento na perspectiva sócio-histórica e piagetiana; além da elaboração de materiais pedagógicos.
Coordenado pela professora Marasella Macedo, o Laboratório de Práticas Pedagógicas prepara os graduandos para que possam identificar a importância do brinquedo e do ato de brincar em atividade prática na brinquedoteca; interpretar conceitos e práticas relacionados ao brinquedo e à brincadeira na educação infantil; analisar suportes materiais e imateriais que desencadeiam o ato de brincar; analisar os principais documentos legais que preconizam a organização da educação infantil como etapa da educação básica; identificar possibilidades de atividades práticas, materiais e práticas em geral que contribuam para o desenvolvimento de crianças por meio da brincadeira; e a elaborar materiais pedagógicos que fomentem a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças de zero a cinco anos.
Conforme a professora Elizangélica Fernandes da Silva, coordenadora do curso de pedagogia, no segundo semestre de 2014 foram desenvolvidas aulas para a fundamentação teórica e para o conhecimento da legislação pertinente à educação infantil, sobretudo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Também foram desenvolvidos estudos individuais e coletivos, por meio de leituras, aulas expositivas, seminários e debates acerca da infância, escola, cultura, a importância do brinquedo, além da relação entre os fundamentos e a própria organização da educação brasileira, incluindo aulas com a participação de crianças da comunidade nas atividades da brinquedoteca, monitoradas pelos alunos. A participação de crianças da comunidade propicia a vivência direta dos graduandos em atividades práticas, o que fomenta discussões sobre o trabalho pedagógico na escola, envolvendo crianças.

Fonte: Departamento de Marketing e Comunicação

Deixe o Seu Comentário

Publicações relacionadas