A gestão de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana, tornou pública a abertura do I Colóquio sobre experiências do Estágio Supervisionado, que foi realizado na última quarta-feira (30), no auditório da instituição.
Considerando a importância do Estágio Supervisionado na Graduação em Pedagogia, onde serão capazes de atuar no exercício profissional, em ambiente escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas em sua formação de professores e consequentemente no currículo, a pretensão do I Colóquio foi abrir um fórum permanente de discussões sobre estágio supervisionado, trazendo à tona problemáticas e avanços alcançados nesse contexto de formação docente. Assim, foi discutido sobre o estágio e suas dimensões, como: o estágio como campo de pesquisa e como campo de atividade. Nesse cenário foi promovido o diálogo entre as diferentes vozes (dos estagiários, dos professores supervisores e dos professores orientadores), que se entrecruzarem no estágio supervisionado.
O principal objetivo do evento foi divulgar as experiências docentes realizadas pelos acadêmicos no curso de Pedagogia, e ainda, proporcionar a integração entre a comunidade acadêmica, possibilitando a troca de experiências entre os acadêmicos e professores.
A programação teve início às 18:30 com apresentação cultural do professor Ricardo Miler da Silva Monte, a primeira palestra da noite foi ministrada pela professora e coordenadora do Estágio Supervisionado, Esp. Rafaela Félix Mendonça Pitwak, com: Estágio Supervisionado e a formação docente. No decorrer da noite, foram realizadas mais palestras, Mesa redonda, com convidados: Edgar Antônio Teixera – Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO), Maria Cristina de Gogoy – professora da escola EMEF Senador Olavo Pires, Elaine Dandolini e Janete Alves – Associação Pestalozzi. Os Relatos de experiências no Estágio I – Educação Infantil foram relatados pelos acadêmicos do 4º período de Pedagogia, Relatos de experiências no Estágio II – Anos Iniciais, pelos acadêmicos do 5º período, Relatos e experiências no Estágio III – Educação Especial, pelos Acadêmicos do 6º período e finalizando com Relato de experiências no Estágio IV – EJA pela acadêmica Juliana Silveira do 8º período de Pedagogia.
O Acadêmico do 6º período, Eulálio Ramos, relata sua experiência no estágio supervisionado. “Nessa etapa do nosso curso, o estágio foi na Educação Especial, foi muito bom para mim, porque lá eu me envolvi com atividades com arte dentro da educação especial, são duas temáticas que eu já pesquisava anteriormente, e lá eu pude conhecer um pouco desse trabalho especificamente na sala de acompanhamento educacional especializado, os professores mantém uma parceria com a EJA (educação de jovens e adultos), e dentro das dificuldades que cada aluno tem, é feito um trabalho diferenciado com esse aluno, e isso é muito bom, porque é usado uma didática metodológica ativa em artes, e eu vou falar disso hoje”.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Me. Elizangélica Fernandes, fala da importância do evento. “Esse é o momento em que os nossos acadêmicos fazem a partilha de experiências, trazemos convidados para falar sobre os estágios, trocando ideias referente ao que pode melhorar nos nossos estágios supervisionados”.
No Hall do auditório, stand de produtos de beleza, com parceiros convidados, onde os acadêmicas tiveram a oportunidade de conhecerem melhor os produtos e ficarem mais bonitos, brindes também foram sorteados durante o evento.
Veja as fotos