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Sobre o curso

Coordenador(a) Coordenador de curso


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Licenciatura
  • Duração 7 semestres

Carreira

O graduado em Letras, nas modalidades de bacharelado e de licenciatura, deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática , ou fora dela. Deverá ser um profissional que demande o domínio da língua estudada e suas culturas para atuar como professor, pesquisador, crítico literário, tradutor, intérprete, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades. Um profissional, que além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins.
Deverá ter também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

 

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O trabalho de conclusão de curso (TCC) figura entre as atividades de orientação individual. Esse componente curricular envolve a realização de pesquisa individual em que o aluno recebe a orientação de um professor da instituição. A pesquisa, por sua vez, se materializa em um texto de natureza técnica, que é apresentado a uma banca de professores constituída para avaliá-lo.
No curso de Letras da Faculdade Metropolitana, o TCC figura como componente obrigatório. Sua implantação no currículo do curso tem, em resumo,
as seguintes finalidades:

a) ofertar ao estudante de Letras a iniciação à pesquisa;
b) promover a articulação entre graduação e pós-graduação;
c) sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso;
d) garantir a abordagem científica de temas relacionados à prática docente de Letras, inserida na dinâmica da realidade local, regional e nacional;
e) subsidiar o processo de ensino, contribuindo para a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do currículo; e
f) contribuir para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.

Estágio Supervisionado

O cumprimento dos estágios supervisionados é requisito necessário para a obtenção do título de licenciado em Letras. No curso de Letras da Faculdade Metropolitana, essa carga horária é distribuída em quatro componentes curriculares obrigatórios. Nesses estágios, o educando consolida e/ou desenvolve competências próprias da formação em licenciatura em Língua Portuguesa, bem como as competências pedagógicas requeridas para a sua futura atuação como professor.

Atividades Complementares

As atividades integradoras de formação previstas no curso são componentes curriculares obrigatórios, optativos ou complementares e que não se enquadram como disciplinas, módulos ou blocos nem têm a natureza de estágio ou trabalho de conclusão de curso. Esses componentes curriculares podem ainda ser de natureza coletiva ou podem se basear em orientação individual.

Egressos

O egresso em licenciatura em Letras da Faculdade Metropolitana estará habilitado em diversas áreas, como:

Área Referente aos Valores Estéticos, Políticos e Éticos Inspiradores da Sociedade Democrática

  • O egresso deverá pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;
  • Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos, políticos e estéticos e por pressupostos epistemológicos coerentes.
  • Reconhecer e respeitar a diversidade manifesta por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos.
  • Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

Área Referente à Compreensão do Papel Social da Escola

  • Compreender o processo de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele;
  • Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
  • Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula;
  • Promover uma prática educativa que leva em conta as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;
  • Estabelecer relações de parceria e colaboração com os pais dos alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e uma comunicação fluente entre eles e a escola.

Área Referente ao Domínio dos Conteúdos a Serem Socializados, de seus Significados em Diferentes Contextos e de sua Articulação Interdisciplinar

  • Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento e às questões sociais que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades dos alunos;
  • Ser capaz de relacionar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento com:
    (a) os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade;
    b) os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos;
  • Compartilhar saberes com especialistas de diferentes áreas/disciplinas de conhecimento, e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas;
  • Ser proficiente no uso da Língua Portuguesa em todas as tarefas, atividades e situações sociais que forem relevantes para seu exercício profissional;
  • Fazer uso das novas linguagens e tecnologias, considerando os âmbitos do ensino e da gestão, de forma a promover a efetiva aprendizagem dos alunos.

Área Referente ao Domínio do Conhecimento Pedagógico

  • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas;
  • Utilizar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos, para favorecer e enriquecer seu processo de desenvolvimento e aprendizagem;
  • Manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos;
  • Analisar, produzir e utilizar materiais e recursos para utilização didática, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações;
  • Gerir a classe, a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos;
  • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
  • Utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
  • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.

Área Referente ao Gerenciamento do Próprio Desenvolvimento Profissional

  • Desenvolver-se profissionalmente e ampliar seu horizonte cultural, adotando uma atitude de disponibilidade para a atualização, flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional;
  • Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente;
  • Utilizar o conhecimento sobre a legislação que rege sua atividade profissional e participar de associações da categoria, estabelecendo intercâmbio com outros profissionais em eventos de natureza sindical, científica e cultural.

 

Última atualização 22 de maio de 2024

Módulos

Porquê na Metropolitana

O Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Literatura da Faculdade Metropolitana oferece aos futuros professores condições de aprendizagem dos conhecimentos da escolaridade básica, de acordo com a LDBEN e as Diretrizes Curriculares Nacionais. São contemplados durante o curso os diferentes âmbitos do conhecimento profissional do professor, a saber:

  • Cultura geral e profissional,
  • Conhecimento sobre crianças, jovens e adultos
  • Conhecimento sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação,
  • Conteúdos das áreas de ensino
  • Conhecimento pedagógico
  • Conhecimento experiencial

A seleção dos conteúdos neste projeto orientou-se por ir além daquilo que os professores irão ensinar nas diferentes etapas da escolaridade.

 

O que acontece no curso

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