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Sobre o curso

Coordenador(a) Marcela Alvares Oliveira


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Licenciatura
  • Duração 8 semestres

Carreira

Da perspectiva das Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, o campo de atuação constitui-se das seguintes áreas:

  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas (educação indígena, de jovens e adultos, de pessoas com deficiência e/ou portadoras de necessidades educacionais especiais, e outras áreas emergentes no campo sócio educacional, tal como a Educação e Saúde) nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Não é obrigatório.

Estágio Supervisionado

A realização do estágio representa um momento de análise crítica dos estudos teóricos, se constituindo como parte do processo de aprendizagem e
reflexão científica, a partir do exercício da profissão docente.

O estágio cumpre com sua finalidade quando leva os alunos à realização de análises das realidades sobre as quais atuarão e, também, como fonte de
experiências concretas para as discussões sobre as questões de ensino e procedimentos pedagógicos.

Cada um dos estágios, como componentes curriculares, está organizado por meio de várias articulações que visam contemplar a relação com outras
instâncias da vida acadêmica, a saber:

– ao enfatizar a atitude investigativa que o aluno deverá desenvolver pesquisando, analisando, refletindo e registrando dados a partir de sua atuação
nos ambientes educativos no âmbito da pesquisa;
– ao oportunizar à comunidade que acolheu o estagiário e à comunidade universitária os conhecimentos técnico-científicos do campo pedagógico,
construídos pelos acadêmicos durante o curso.

Os Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios estabelecem vínculos de responsabilidade social da Universidade e do curso junto aos
sistemas de ensino e/ou instituições que veiculam situações de ensino e de aprendizagem em seus ambientes, tornando-se fontes de compreensão e atuação do profissional egresso do curso.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são aquelas atividades de caráter acadêmico-científico-cultural que contribuem para o enriquecimento das vivências do/a aluno/a em seu percurso de formação. Fazem parte deste agrupamento, as vivências dos alunos em pesquisa, extensão, congressos, seminários e atividades estudantis.

As Atividades Complementares de Graduação podem ser realizadas do primeiro ao nono semestre do curso e podem ser validadas em cada semestre,
desde que o aluno entregue na Secretaria Acadêmica, em período indicado no calendário acadêmico, os comprovantes exigidos para cada uma.

Egressos

O egresso em Pedagogia da Faculdade Metropolitana deixa o a graduação com os seguintes potenciais:

  • Oferecer uma sólida formação para a docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Propiciar a habilitação de profissionais pautada por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos.
  • Oferecer aos estudantes referenciais teóricos básicos e técnico-pedagógicos, para que possam se tornar verdadeiros agentes transformadores do processo educacional brasileiro, em suas diferentes modalidades: Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de jovens e adultos, Apoio e Gestão Escolar;
  • Estimular a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, objetivando ampliar a formação dos educadores, tornando-os capazes de atender às diferentes demandas sociais e situações diversas;
  • Promover a formação de participação coletiva e cooperativa na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional além da sala de aula.
  • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e da comunidade; os temas e necessidades do mundo social; os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.
  • Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades para criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem, utilizando o conhecimento adquirido das temáticas sociais transversais do currículo escolar, bem como das respectivas didáticas das disciplinas ministradas.
  • Desenvolver, com os graduandos, um vasto repertório de saberes e habilidades que contemplem a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização, da democratização, da pertinência e relevância social e ética, da sensibilidade afetiva e estética;
  • Conscientizar os estudantes de Pedagogia para que possam promover a aprendizagem nas diferentes fases do desenvolvimento humano e em diversos níveis do processo de educação;
  • Possibilitar o exercício de práticas educativas humanitárias que repudiem as injustiças e a exclusão social.

 

Última atualização 22 de maio de 2024

Módulos

Porquê na Metropolitana

O curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana oferece:

• Sólida formação teórica, inter e transdisciplinar sobre o fenômeno educacional e seus fundamentos históricos, políticos e sociais, promovendo a articulação e domínio dos saberes para a compreensão crítica da sociedade brasileira e da realidade educacional, e ainda, a apropriação do processo de trabalho pedagógico;
• Interação teoria e prática, que resgata a práxis da ação educativa, como elemento inerente ao trabalho pedagógico, tendo a docência como base da formação profissional;
• Pesquisa como princípio formativo e epistemológico, eixo da organização e desenvolvimento do currículo;
• Gestão democrática e trabalho coletivo como base para a organização do trabalho pedagógico em contextos educativos escolares e não escolares;
• Compromisso social, ético, político e técnico do profissional da educação, voltado à formação humana e referenciada na concepção sócio-histórica da educação e nas lutas desses profissionais articuladas com os movimentos sociais;
• Articulação entre a formação inicial e continuada do profissional da educação;
• Avaliação permanente e contínua dos processos de formação.

O que acontece no curso

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