Engenharia Mecânica
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.
Seu campo de atuação é vasto. Além de desenvolver e projetar máquinas e sistemas, o engenheiro mecânico também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas.
Desde o ar-condicionado da sua casa até aviões de caça, passando pela exploração de petróleo e a indústria automobilística, a profissão de engenheiro mecânico é essencial para o desenvolvimento econômico do País.
Para exercer a função de engenheiro mecânico é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica em curso reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Estado onde atua.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso
Nos últimos dois períodos do curso o aluno deverá desenvolver e posteriormente defender um projeto, denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual realizará uma integração dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Todos os alunos devem apresentar um TCC, sob a orientação de no mínimo um professor, que deverá ser submetido a uma banca examinadora. A banca deverá ser composta por três integrantes: o orientador que presidirá o trabalho, e dois membros convidados. Sendo que no mínimo um dos membros deverá ser professor que participe regularmente das disciplinas de graduação do curso. Poderão também participar da banca de defesa membros externos, como professores e profissionais de nível superior relacionados com o tema de projeto desenvolvido.
Estágio Obrigatório
O estágio é um componente curricular obrigatório integrante do projeto pedagógico dos cursos e constitui um eixo articulador entre teoria e prática que possibilita ao estudante a interação da formação acadêmica com o mundo do trabalho. É tratada como uma atividade acadêmica obrigatória, específica, supervisionada e desenvolvida no ambiente de atuação profissional.
Atividades Complementares
As atividades complementares deverão ser exercidas pelo aluno durante o segundo ciclo do curso, no qual os alunos estão ligados exclusivamente à Engenharia Mecânica, e constarão no histórico escolar desde que encaminhadas à coordenação do curso, com a apresentação de certificados de participação emitidos por entidade reconhecida pelo corpo colegiado, onde esteja discriminada a carga horária dedicada às atividades, observando os prazos estabelecidos pelo colegiado do curso.
Os comprovantes serão analisados por comissão formada pelo colegiado do curso que deliberará sobre o cumprimento de carga horária mínima exigida para as atividades previstas.
Egressos
Egressos
A formação do engenheiro mecânico da Faculdade Metropolitana tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X. Atuar em equipes multidisciplinares;
XI. Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;
XII. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Alguns dos principais setores econômicos em que alunos egressos do curso podem atuar são: metalúrgico, siderúrgico, têxtil, automobilístico, aeronáutico, aeroespacial, petroquímico, alimentício, celulose e papel, nuclear, máquinas e equipamentos, entretenimento, energia (geração e transmissão), transporte, açucareiro, petróleo e gás.