logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Leandro Valkinir Kester


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.

Seu campo de atuação é vasto. Além de desenvolver e projetar máquinas e sistemas, o engenheiro mecânico também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas.
Desde o ar-condicionado da sua casa até aviões de caça, passando pela exploração de petróleo e a indústria automobilística, a profissão de engenheiro mecânico é essencial para o desenvolvimento econômico do País.

Para exercer a função de engenheiro mecânico é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica em curso reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Estado onde atua.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso 

Nos últimos dois períodos do curso o aluno deverá desenvolver e posteriormente defender um projeto, denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual realizará uma integração dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Todos os alunos devem apresentar um TCC, sob a orientação de no mínimo um professor, que deverá ser submetido a uma banca examinadora. A banca deverá ser composta por três integrantes: o orientador que presidirá o trabalho, e dois membros convidados. Sendo que no mínimo um dos membros deverá ser professor que participe regularmente das disciplinas de graduação do curso. Poderão também participar da banca de defesa membros externos, como professores e profissionais de nível superior relacionados com o tema de projeto desenvolvido.

Estágio Obrigatório

O estágio é um componente curricular obrigatório integrante do projeto pedagógico dos cursos e constitui um eixo articulador entre teoria e prática que possibilita ao estudante a interação da formação acadêmica com o mundo do trabalho. É tratada como uma atividade acadêmica obrigatória, específica, supervisionada e desenvolvida no ambiente de atuação profissional.

Atividades Complementares

As atividades complementares deverão ser exercidas pelo aluno durante o segundo ciclo do curso, no qual os alunos estão ligados exclusivamente à Engenharia Mecânica, e constarão no histórico escolar desde que encaminhadas à coordenação do curso, com a apresentação de certificados de participação emitidos por entidade reconhecida pelo corpo colegiado, onde esteja discriminada a carga horária dedicada às atividades, observando os prazos estabelecidos pelo colegiado do curso.
Os comprovantes serão analisados por comissão formada pelo colegiado do curso que deliberará sobre o cumprimento de carga horária mínima exigida para as atividades previstas.

Egressos

A formação do engenheiro mecânico da Faculdade Metropolitana tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X. Atuar em equipes multidisciplinares;
XI. Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;
XII. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Alguns dos principais setores econômicos em que alunos egressos do curso podem atuar são: metalúrgico, siderúrgico, têxtil, automobilístico, aeronáutico, aeroespacial, petroquímico, alimentício, celulose e papel, nuclear, máquinas e equipamentos, entretenimento, energia (geração e transmissão), transporte, açucareiro, petróleo e gás.

Última atualização 22 de maio de 2024

Módulos

Porquê na Metropolitana

A criação de um Curso de Engenharia Mecânica na Faculdade Metropolitana tem como justificativa a existência na região de empresas de grande porte no estado de Rondônia, que necessitam de tal profissional. Além disso, o estado vem atualmente recebendo grandes empreendimentos que promoverão um crescimento significativo na demanda de mão-de-obra de alta qualificação, perspectivas de ampliação da demanda por serviços tecnológicos e multiplicação de oportunidades para a introdução de inovações.
O curso de Engenharia Mecânica se contextualiza nesse panorama, uma vez que tem como premissa a formação de profissionais qualificados nessa área da engenharia. Profissionais estes que tenham uma sólida formação técnica sem, contudo, negligenciar as questões éticas e socioambientais, com capacidade de criar soluções tecnológicas, garantindo a diversificação da base econômica seja nas cadeias de produção industrial ou em áreas de tecnologia de ponta.
No sentido da formação profissional, o currículo proposto no curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Metropolitana traz além dos conteúdos básicos comuns às engenharias como: cálculo, física, computação, humanidades, etc., outros conteúdos que definem o perfil do engenheiro mecânico. Para isso, foram definidas três linhas de formação, que apesar de serem distintas, visam uma integração, de forma a se complementarem. São elas: MATERIAIS E PROCESSOS, nessa linha o aluno terá contato com os conteúdos relacionados aos materiais e tecnologia de fabricação, englobando unidades curriculares como Materiais para Engenharia, Seleção de Materiais, Corrosão, Tecnologia Mecânica entre outras; PROJETOS MECÂNICOS, as unidades curriculares presentes nessa linha, proporcionarão ao aluno conhecimento dentro da área de projetos de máquinas e mecânica dos sólidos e suas aplicações, são exemplos, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecânica Computacional, Vibrações Mecânicas, Mecanismos entre outras; TÉRMICA E FLUIDOS, o profissional da engenharia mecânica precisa ter conhecimento sobre sistemas térmicos e fluidos os quais precisará modelar e controlar, assim, unidades curriculares como Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Máquinas Térmicas, são fundamentais e darão suporte ao aluno para resolver problemas desta natureza.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular