logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Dr. Aparício Carvalho de Moraes


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 6 Anos

Carreira

O Curso de Medicina da Faculdade Metropolitana, foi autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, nos termos da Portaria Ministerial nº 403, de 28 de agosto de 2019, publicada no Diário Oficial da União nº 167, de 29 de agosto de 2019.

O Projeto Pedagógico do Curso – PPC, está organizado em conteúdos teóricos, práticos e será ministrado utilizando metodologias ativas, centrado no aluno e com foco na aprendizagem e não somente no ensino. No curso de Medicina da Faculdade Metropolitana o professor é um facilitador no processo ensino-aprendizagem em um movimento de “ação-reflexão-ação”.

A organização didático-pedagógica e a estrutura curricular previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC foram sistematizadas no sentido de garantir a formação de um profissional Médico generalista, humanista, critico, socialmente responsável e comprometido com a saúde integral do ser humano, com competências e habilidades para atuar profissionalmente nos diferentes níveis de atenção à saúde, de forma criteriosa e ética para o exercício da medicina, com fundamentos técnicos e científicos visando o bem estar das pessoas e as necessidades sociais da comunidade.

O processo de formação acadêmico-profissional do Médico egresso da Faculdade Metropolitana, foi pensado de forma articulada e em consonância com as exigências da Resolução CNE/CES n.º 3, de 20 de junho de 2014, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina respondendo aos novos desafios das sociedades contemporâneas, incorporando uma visão mais aprofundada dos problemas sociais do país, contemplando adequadamente a atenção básica e valorizando a formação voltada para o SUS.

A forma de ingresso no Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Metropolitana terá como pré-requisito a posse de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e somente será possível mediante classificação em processo seletivo, exceto nos casos previstos na legislação vigente. O processo seletivo é aberto por edital, publicado na forma da lei, do qual constam cursos e vagas oferecidos, prazos, documentação, critérios de classificação e desempate e demais informações úteis.

Egressos

O perfil do egresso do Curso de Medicina da Faculdade Metropolitana, contempla a formação de um profissional Médico generalista, humanista, crítico, socialmente responsável e comprometido com a saúde integral do ser humano, com competências e habilidades para atuar profissionalmente nos diferentes níveis de atenção à saúde, de forma criteriosa e ética para o exercício da medicina, com fundamentos técnicos e científicos visando o bem-estar das pessoas e as necessidades sociais da comunidade.

O profissional Médico formado pela Faculdade Metropolitana deverá estar apto a exercer ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo, considerando as diferentes necessidades nos diferentes grupos da comunidade, enfatizando sua participação desde a vida acadêmica nas ações e projetos de Medicina comunitária. Ainda, exercer a prática profissional comprometida com os princípios ético-legais e de bioética; a buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional; a atuar em equipes multidisciplinares em todos os níveis; a ser crítico e reflexivo; a analisar dados, documentar, tomar decisões, comunicar-se de forma oral e escrita; a entender a realidade socioeconômica e política do país e a instrumentalizar-se para participação efetiva no âmbito da saúde.

Coordenação e Corpo Docente

Dr. Aparício Carvalho de Moraes
Dr. Aparício Carvalho de Moraes
Coordenador

Sobre

  • Titulação: Doutorando em Bioética

Currículo

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1977); Médico Psiquiatra; Especialista em Psiquiatria Clínica; Clínica Médica; Medicina do Trabalho; Saúde Pública e Vigilância Sanitária e Epidemiológica; Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente exerce os cargos de Reitor do Centro Universitário – FIMCA, nos municípios de Porto Velho e Vilhena; Diretor Geral da Faculdade de Educação de Jaru - FIMCA/Unicentro; Vice Diretor da Faculdade Metropolitana; Diretor da TV Porto Velho; Diretor Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Estado de Rondônia; Presidente da Sociedade Amigos da Marinha - SOAMAR/Porto Velho. Membro da Academia Brasileira de Médicos e Escritores; Membro da Academia de Letras de Rondônia; Membro da Academia Rondoniense de Letras; Docente do Curso de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA. Exerceu os cargos de Vereador do Município de Porto Velho; Deputado Federal e Vice Governador do Estado de Rondônia; Secretário de Estado da Saúde; Presidente da Academia de Letras de Rondônia; Presidente da Academia Rondoniense de Letras; Presidente da Associação Médica de Rondônia; Presidente-Fundador da UNIMED de Rondônia; Chefe do Setor de Psiquiatria do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro; Presidente da Sociedade de Perícias Médicas do Estado de Rondônia; Diretor Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria da Região Norte. Tem experiência nas áreas de Medicina e Gestão Educacional no Ensino Superior, com ênfase em criação e desenvolvimento de novos negócios; em Clínica Médica; Psiquiatria e Medicina do Trabalho.

Sobre

  • Titulação: Doutorando em Bioética

Currículo

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1977); Médico Psiquiatra; Especialista em Psiquiatria Clínica; Clínica Médica; Medicina do Trabalho; Saúde Pública e Vigilância Sanitária e Epidemiológica; Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente exerce os cargos de Reitor do Centro Universitário – FIMCA, nos municípios de Porto Velho e Vilhena; Diretor Geral da Faculdade de Educação de Jaru – FIMCA/Unicentro; Vice Diretor da Faculdade Metropolitana; Diretor da TV Porto Velho; Diretor Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Estado de Rondônia; Presidente da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR/Porto Velho. Membro da Academia Brasileira de Médicos e Escritores; Membro da Academia de Letras de Rondônia; Membro da Academia Rondoniense de Letras; Docente do Curso de Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Exerceu os cargos de Vereador do Município de Porto Velho; Deputado Federal e Vice Governador do Estado de Rondônia; Secretário de Estado da Saúde; Presidente da Academia de Letras de Rondônia; Presidente da Academia Rondoniense de Letras; Presidente da Associação Médica de Rondônia; Presidente-Fundador da UNIMED de Rondônia; Chefe do Setor de Psiquiatria do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro; Presidente da Sociedade de Perícias Médicas do Estado de Rondônia; Diretor Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria da Região Norte. Tem experiência nas áreas de Medicina e Gestão Educacional no Ensino Superior, com ênfase em criação e desenvolvimento de novos negócios; em Clínica Médica; Psiquiatria e Medicina do Trabalho.

Última atualização 17 de janeiro de 2020

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular