Engenharia Elétrica
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
Segundo RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973 do CONFEA, ficam designadas as seguintes atividades ao engenheiro eletricista:
- Atividade 01 – Supervisão, coordenação e orientação técnica;
- Atividade 02 – Estudo, planejamento, projeto e especificação;
- Atividade 03 – Estudo de viabilidade técnico-econômica;
- Atividade 04 – Assistência, assessoria e consultoria;
- Atividade 05 – Direção de obra e serviço técnico;
- Atividade 06 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
- Atividade 07 – Desempenho de cargo e função técnica;
- Atividade 08 – Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
- Atividade 09 – Elaboração de orçamento;
- Atividade 10 – Padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Atividade 11 – Execução de obra e serviço técnico;
- Atividade 12 – Fiscalização de obra e serviço técnico;
- Atividade 13 – Produção técnica e especializada;
- Atividade 14 – Condução de trabalho técnico;
- Atividade 15 – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Atividade 16 – Execução de instalação, montagem e reparo;
- Atividade 17 – Operação e manutenção de equipamento e instalação;
- Atividade 18 – Execução de desenho técnico.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O TCC tem por objetivos:
a) Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso
de forma integrada;
b) Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das
diversas áreas de formação;
c) Despertar o interesse pela aplicação do conhecimento como meio para a resolução de
problemas;
d) Estimular o espírito empreendedor, por meio de desenvolvimento de projetos;
e) Intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas e
identificação de oportunidades existentes nos diversos setores da sociedade;
f) Desenvolver a capacidade de análise e de busca de soluções para problemas sociais,
políticos, tecnológicos, ambientais, éticos e metodológicos;
g) Estimular a construção do conhecimento coletivo;
h) Estimular a inter, multi e transdisciplinaridade;
i) Estimular a inovação tecnológica, através da transferência de tecnologia, desenvolvimento
de patentes e/ou comercialização dos resultados;
j) Estimular a articulação entre ensino e pesquisa.
Estágio Obrigatório
Como parte integrante do currículo do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Metropolitana, o Estágio Curricular Obrigatório tem por objetivos:
i. Facilitar a futura inserção e familiarização do estudante no ambiente de trabalho;
ii. facilitar a adaptação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional;
iii. propiciar condições de treinamento específico pela aplicação, aprimoramento e
complementação dos conhecimentos adquiridos no curso;
iv. complementar as competências e habilidade previstas no perfil do egresso;
v. oferecer subsídios à identificação de preferências na escolha de sua especialização
profissional; e
vi. desenvolver a capacidade crítica e de expressão oral e escrita dos alunos, quando da
elaboração e apresentação do relatório de estágio.
Atividades Complementares
A relação teoria-prática pode ser entendida como o eixo articulador da produção do conhecimento, servindo para o acadêmico vislumbrar possibilidades futuras de engajamento no mercado de trabalho, bem como, potencializar o aprendizado teórico. No curso de Engenharia Elétrica, busca-se a construção do conhecimento de forma ampla, integrando teoria e prática, por meio de atividades que possibilitem a aplicação do conhecimento teórico no desenvolvimento de ações. Estas atividades devem estar inseridas na carga horária semanal de diferentes unidades curriculares que compõem a matriz curricular, bem como, em atividades complementares que contribuam, indiretamente, à compreensão do curso e de sua contribuição na sociedade como um todo. Desta forma, tanto as atividades apresentadas na matriz curricular quanto as atividades complementares servirão de meio para atingir a capacidade de relacionar teoria e prática.
Egressos
Egressos
O egresso em Engenharia Elétrica da Faculdade Metropolitana atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade otimiza, projeta, instala, mantem e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Projeta sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de maquinas; sistemas de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Específica maquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletromecânicos e eletromagnéticos. Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável.
Sai apto também a coordenar e supervisionar equipes de trabalho; realizar pesquisa cientifica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; efetuar vistorias, pericias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.
Desta forma, o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da Faculdade Metropolitana buscará formar o profissional generalista atuante, e com as características conforme descritas anteriormente.
Porquê na Metropolitana
O curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Metropolitana visa capacitar o profissional tornando-o responsável por desenvolver e gerenciar sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Também está em suas atribuições elaborar projetos de instalações elétricas, além de sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Ele ainda é responsável por executar projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renováveis, bem como energia sustentável.
Além da formação do profissional a Faculdade Metropolitana tem uma política ética ensinando a seus acadêmicos o quão importante é respeitar a vida acima de qualquer outra coisa, respeitar o semelhante e honrar a sua profissão.