Radiologia
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Radiologia está crescendo. Novos equipamentos surgem com a necessidade de profissionais habilitados para operá-los. O Tecnólogo é fundamental na produção da imagem médica, auxiliando o médico a fazer um diagnóstico mais preciso. O profissional irá atuar nos serviços de radiodiagnóstico em hospitais públicos e particulares, clínicas de radiologia, além de serviços radiológicos de outra natureza como veterinária, indústria, medicina nuclear, empresas de equipamentos radiológicos, dentre outras.
Com os grandes avanços do Diagnóstico por Imagem, com a utilização de aparelhos que fazem uso de tecnologia avançada objetivando a aquisição de imagens cada vez melhores, é notória a necessidade de atualização constante dos profissionais que os manipulam, adquirindo conhecimentos apropriados para a realização de tais tarefas.
De acordo com a pesquisa realizada no mercado de trabalho, pode-se deduzir que o setor de diagnóstico por imagem e, de radioterapia também, estão interessados em profissionais com um preparo adequado e sistematizado, que buscam aprofundar seu conhecimento teórico e visam uma formação humana mais ampla.
Na área de radiologia industrial é possível encontrar o tecnólogo envolvido com analise de peças e soldas, ensaios não destrutivos; bem como na área de segurança de rodovias e aeroportos, portos e fronteiras.
Nos cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados), apontam como opções de atuação para desenvolvimento de pesquisas e carreira acadêmica.
Como podemos perceber, o mercado é amplo e crece a cada dia, com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
TCC não obrigatório.
Estágio Curricular
No estágio supervisionado curricular, que compreende as atividades de aprendizagem social, cultural e profissional, o aluno pode colocar em prática os
conhecimentos adquiridos durante a sua formação superior, podendo também assimilar outros, uma vez que muitas situações vivenciadas no estágio podem ser completamente novas do ponto de vista acadêmico.
O estágio curricular supervisionado é concebido como conteúdo curricular obrigatório, atividade que deve estar presente em todo currículo segundo as Diretrizes Curriculares. O colegiado de curso é responsável por aprovar o correspondente regulamento, com suas diferentes modalidades de operacionalização, tendo seu início no quarto semestre do curso.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares previstas na sua organização curricular serão integralizadas por meio de participação em eventos acadêmicos e extra acadêmicos, devidamente comprovados, pertinentes a sua forma.
Tais atividades ampliam os conteúdos nas disciplinas que integram o currículo pleno do curso, permitindo efetivamente a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessária ao profissional. A possibilidade de frequentar curso, seminário e outros eventos, viabiliza a comunicação entre as diversas áreas de conhecimento, cuja importância é evidente para fazer leitura profissional no contexto global e social.
Egressos
Egressos
O Tecnólogo em Radiologia está habilitado a desenvolver atividades técnicas e científicas na área da saúde. Como técnico científico de nível superior, conhece e opera com destreza equipamentos de Radiologia Geral, Radiologia digital, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radiologia Odontológica e Radioterapia, atendendo clientes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, engenheiros, administradores, dentre outros) e pacientes assim como atuando na área de processamento de imagens, administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade, além de atividades na área de radiologia industrial.
Um Tecnólogo em Radiologia precisa ser exigente com os resultados técnicos, ter potencial para acompanhar os avanços tecnológicos, possuir visão humanista e gostar de interagir com pessoas, além da capacidade de trabalhar em equipe promovendo um ambiente amigável e cooperativo.
Deste modo, o perfil do Tecnólogo em Radiologia é o do profissional que realiza e gerencia as aplicações de radiações ionizantes para fins de diagnóstico médico e que atua em empresas que utilizam procedimentos radiológicos. Além da pesquisa voltada para aplicação de radiações ionizantes, bem como a radioproteção envolvida no uso e manuseio de fontes radioativas, de trabalhadores, público e ambiente.
Porquê na Metropolitana
A Faculdade Metropolitana entende que o conhecimento é o produto da interação social e compreende que seu papel é trabalhar o conhecimento na perspectiva da sua produção e preservação, colocando-as a serviço da sociedade. Dessa forma, temos a necessidade de promover a participação dos indivíduos como sujeitos da sociedade, da cultura e da história, priorizando a autonomia, a problematização e a conscientização.
A Metropolitana compreende ainda, a aprendizagem como um processo eminentemente social, ativo e integral do sujeito na construção do conhecimento, no qual se destaca a influência da cultura e das relações sociais, considerando o aluno como sujeito de seu processo educativo, buscando implementar um fazer pedagógico comprometido com o processo de construção e reconstrução do conhecimento, com as dimensões social e afetiva, com o relacionamento teoria e prática e com a contextualização dos saberes.
Privilegia-se, ainda, a adoção de metodologias ativas, coerentes com os objetivos e os conteúdos de ensino e que considerem a experiência concreta do estudante como ponto de partida do trabalho pedagógico.
O Curso de Radiologia da Faculdade Metropolitana atende as demandas regionais por profissionais que sejam capazes de desenvolver atividades ou funções típicas da área, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do técnico, observando as normas de segurança e higiene do trabalho.