logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Leandro Valkinir Kester


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria.

Basicamente, toda empresa que possua uma linha de produção necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. O engenheiro de produção alia conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um pouco de Economia.

O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, analisando e definindo a estrutura da organização. Além disso, pode trabalhar gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma atividade de síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com caráter predominantemente interdisciplinar e tendo como foco principal uma das áreas da Engenharia de Produção. O TCC pode ser um trabalho teórico e/ou prático podendo ter características de experimento, de estudo teórico, de estudo de caso, de realização de projeto ou de estudo de problema de Engenharia de Produção. O TCC é obrigatório para a integralização do curso e não pode ser substituído por outra atividade.

Estágio Obrigatório

São objetivos do estágio curricular do curso de Engenharia de Produção:

• favorecer o desenvolvimento de habilidade profissional em situação real, qualificando o futuro profissional para o mercado de trabalho;
• proporcionar iniciação profissional em uma situação orientada e supervisionada;
• promover o desenvolvimento pleno do educando, a formação cultural e ética para o exercício da cidadania, inserção crítica na profissão e qualificação para o trabalho;
• favorecer o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional que possibilite criticar, inovar, bem como lidar com a diversidade;
• possibilitar a pesquisa como uma dimensão da formação e do trabalho docente;
• desenvolver a formação inicial articulada com a formação contínua;
• buscar a integração de conteúdos e experiências realizadas em todas as etapas dos cursos;
• promover interação entre a Universidade e a comunidade.

Atividades Complementares

As atividades complementares são atividades acadêmicas, escolhidas e desenvolvidas pelos estudantes durante o período disponível para a integralização curricular, excetuando-se disciplinas ou eixos temáticos/módulos. Tais atividades compreendem a participação em monitorias, pesquisas, projetos de extensão e cultura, conferências, seminários, palestras, congressos, debates e outras atividades científicas, artísticas e culturais.

Egressos

A construção de uma sólida formação técnico-científica concede ao engenheiro de produção egresso da Faculdade Metropolitana uma visão sistêmica e crítica que, combinada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informações tecnológicas, mercadológicas, econômico-financeiras e gerenciais de forma criativa, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços; assim como para projetar, planejar e desenvolver novos produtos e serviços, novos sistemas de produção, trabalho e gerenciamento.

Para complementar a discussão acerca do perfil do egresso, cabe destacar alguns atributos do profissional a ser formado pelo curso de Engenharia de Produção da Faculdade Metropolitana:
• o conhecimento dos métodos gerenciais;
• implantação de sistemas gerenciais informatizados;
• o uso de métodos para melhoria da eficiência e a utilização de sistemas de controle dos processos empresariais;
• o conhecimento das atividades básicas de uma empresa, tais como planejar compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos, formando o perfil do engenheiro de produção que coincide com as exigências mercadológicas atuais;
• uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para abordar os problemas de maneira global e administrativa.

Última atualização 22 de maio de 2024

Módulos

Porquê na Metropolitana

O curso tem como perfil a sólida formação científica, tecnológica e profissional que capacite o engenheiro de produção a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, na perspectiva de atender às demandas da sociedade.

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade Metropolitana forma engenheiros de produção com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, com uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística, atendendo as demandas da sociedade. Assim, pretende-se manter ampla e diversificada interação com a sociedade por meio da articulação entre os diversos setores da universidade e as entidades públicas e privadas de âmbito regional, nacional e internacional. A base para isso é o estudo dos problemas socioeconômicos da comunidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida.

O que acontece no curso

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular