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Sobre o curso

Coordenador(a) Vanessa Magalhães Silva de Morais


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Licenciatura
  • Duração 4 anos

Carreira

O curso proposto pretende formar profissionais capazes de investigar e refletir criticamente sobre o contexto atual da Educação Física articulada à sua realidade social, com perspectiva de intervir substancialmente no seu campo de atuação.

O licenciado em Educação Física deve ser um profissional com denotada capacidade de refletir, de senso crítico, de criar e recriar com responsabilidade, tendo suas ações voltadas à melhoria da sociedade, visualizando atender às aspirações e os anseios dos cidadãos. Fará uso das técnicas e do conhecimento científico, que junto aos valores morais passarão a contribuir na construção da cidadania e busca de uma melhor qualidade de vida através do processo educativo.

A competência profissional pretendida na formação dos professores de Educação Física possui basicamente três dimensões:

  • Técnica: referente ao domínio de conhecimentos ligados à sua área específica;
  • Sócio cultural: capacidade de voltar a consciência para o contexto onde se insere sua prática ligada a um compromisso social e com uma cultura específica;
  • Humanística internacional: referente a relação sócio afetiva e cognitiva que o educador busca entre ele e os alunos e entre o próprio grupo de alunos.

Os objetivos do curso de Educação Física das Faculdades Metropolitanas estão delineados de modo que possam servir de mediadores entre as intenções da proposta de criação do referido curso no contexto institucional e uma proposta pedagógica concreta. Assim, o curso de Graduação em Educação Física com aprofundamento em Licenciatura das Faculdades Metropolitanas têm com objetivo geral preparar professores na área de Educação Física aptos a atuar no ensino formal, convencional e especial nos seus diversos níveis. A formação profissional deve envolver os conhecimentos técnico e social. Conhecimentos estes que levem o profissional a compreender e assumir seu papel como elemento transformador da realidade social. Para atingir este objetivo, o curso deverá:

  • Integrar a formação do professor de Educação Física no processo educativo-crítico, fundamentando o seu pensar, ser e agir, numa postura crítica que supere uma visão isolada e mecanicista da educação;
  • Desenvolver competência técnica-política no planejamento, execução e avaliação das atividades docentes na área de Educação Física;
  • Preparar profissionais comprometidos com processo de construção social, através dos conhecimentos e prática de uma Educação Física crítica, democrática, que atenda os interesse e necessidades da população rondoniense;
  • Proporcionar uma fundamentação teórico-metodológica que possibilite ao professor de Educação Física a consciência do seu perfil profissional.

Atividades Acadêmicas

Trabalho de Conclusão der Curso (TCC)

Através do trabalho de Conclusão de Curso – TCC o aluno deverá demonstrar conhecimento compatível com a habilitação adquirida, aprofundamento temático e conhecimento da bibliografia especializada, bem como, aprimorada capacidade de interpretação, visão crítica e aplicação da ciência enfocada sendo capaz de fazer a interlocução com as áreas afins.

Estágio Obrigatório

O Estágio Curricular Supervisionado é obrigatório. O estágio supervisionado no Curso de Educação Física corresponde ao Estágio Curricular Obrigatório que o aluno deve cumprir ao longo dos 03 (três) últimos semestres letivos para a sua integralização curricular.

Atividades Complementares

São estudos independentes previstos para aproveitar conhecimentos adquiridos pelo aluno em estudos e práticas que, embora sejam parte da estrutura curricular, podem ser desenvolvidos em atividades independentes do conjunto de disciplinas previstas para a integralização curricular como atividades complementares ou parte flexível.
As atividades complementares serão incrementadas durante todo o curso e a Metropolitana, em seu estatuto, regulará os mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância.
Podem ser reconhecidos:
•Monitorias e Estágios;
•Programas de Iniciação Científica;
•Programas de Extensão;
•Estudos Complementares;
•Disciplinas avulsas (línguas estrangeiras, técnicas de redação, práticas desportivas, etc.).
•Cursos realizados em outras áreas afins.

 

Egressos

O licenciado em Educação Física da Metropolitana é formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural em ambientes educacionais, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural da área que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança. A finalidade é possibilitar aos escolares o acesso a este acervo cultural, compreendido como direito inalienável de todo(a) cidadão(ã) e como importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana.
O percurso de formação do licenciado em Educação Física da Metropolitana qualifica-o para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.
Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o curso oferece possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão, permitindo ao licenciado articular os saberes que definem sua identidade profissional a partir de uma atitude crítico-reflexiva.

Última atualização 01 de julho de 2024

Porquê na Metropolitana

Acreditamos que a Educação Física possibilita aos alunos a vivência sistematizada de conhecimentos/habilidades da cultura corporal, balizada por uma postura reflexiva, no sentido da aquisição de uma autonomia necessária à uma prática intencional, que considere o lúdico e os processos sócio- comunicativos na perspectiva do lazer, da formação cultural e da qualidade de vida. Assim, o professor de Educação Física deverá trabalhar na perspectiva de proporcionar vivências motoras que viabilizem a apropriação e a reflexão sobre os fundamentos técnicos e sócio-culturais que os caracterizam. O professor deve ainda ser capaz de identificar e estruturar o currículo escolar para a educação física levando em conta os interesses e necessidades do alunado e os objetivos específicos da educação básica.

Com este intuito, organizamos um eixo norteador das ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que tem seu foco no conhecimento dos princípios e valores da educação e da cultura corporal no nordeste brasileiro, e em seus processos de apropriação, ampliando o espaço de construção e reflexão coletivas do conhecimento sobre educação, a saúde e a cultura.

O que acontece no curso

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