Educação Física
Sobre o Curso
Sobre o curso
Carreira
Carreira
O curso de Bacharelado em Educação Física tem clareza da necessidade da contextualização de seu ensino junto ao mercado de trabalho ao qual o futuro profissional oferecerá seus conhecimentos. Isso implica não só em um processo de orientação inicial, mas em um processo educacional que também propicie ao aluno egresso o desenvolvimento da capacidade de continuar a aprender e se adaptar a novos desafios. O curso tem a duração de 04 anos e propicia a capacitação teórica e prática para o profissional atuar nas diferentes áreas do treinamento desportivo, da atividade física em academia, da recreação em clubes, bem como na prescrição de atividade física voltada para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.
O profissional de Educação Física formado pela Faculdade Metropolitana, atuará em:
- Clubes
- Academias de ginástica
- Empresas de artigos esportivos
- Clínicas
- Hospitais
- Hotéis
- Parques e nos meios de comunicação. Também pode atuar de forma autônoma em empresa própria ou prestando consultoria.
Atividades Acadêmicas
Atividades Acadêmicas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Através do TCC o aluno deverá demonstrar conhecimento compatível com a habilitação a ser adquirida, aprofundamento temático e conhecimento da bibliografia especializada, bem como, aprimorada capacidade de interpretação, visão crítica e aplicação da ciência enfocada sendo capaz de fazer a interlocução com as áreas afins.
Estágio Profissional Supervisionado
Para a integralização do curso de graduação em Educação Física, será obrigatório o estágio profissional curricular, podendo ser desenvolvida a partir do início da segunda metade do curso, distribuídas em quatro disciplinas. Refere-se aos conhecimentos que se relacionam diretamente com o tipo de
formação almejada, envolvendo experiências vinculadas às especificidades e necessidades regionais, às práticas das atividades físicas e suas relações com a promoção do desempenho, da saúde e qualidade de vida. A dinâmica do estágio se dará a partir de normatização própria aprovada pelo colegiado do curso a partir da legislação vigente.
Atividades Complementares
São atividades acadêmicas independentes presenciais e/ou a distância desenvolvidas pelo aluno e que estejam relacionadas à formação proposta pelo curso. Podem ser reconhecidos: monitorias e estágios extracurriculares; programas de iniciação científica; programas de extensão; congressos, seminários e cursos. As atividades complementares deverão ser desenvolvidas durante o decorrer do Curso e reconhecidas de acordo com a legislação vigente.
Egressos
Egressos
O Bacharel em Educação Física da Faculdade Metropolitana tem como perfil do formando, sólida formação acadêmica, competência técnico-científica e profissional na área do movimento humano e suas diferentes dimensões; comprometido e fundamentado no rigor científico com visão crítica e reflexiva dos aspectos que envolvem o planejamento, execução, prescrição, ensino, orientação, assessoria, supervisão, controle, avaliação e coordenação de projetos e programas de atividades físicas, exercícios físicos, esportivos, culturais e de lazer na promoção de estilo de vida ativo. O Egresso do Curso deverá ao final do processo formativo ser capaz de articular o conhecimento acadêmico por meio de métodos e instrumentos necessários para produção de conhecimento e intervenção acadêmica e profissional nos campos do desempenho atlético-desportivo, da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora e de atividades físicas à partir da compreensão da realidade social; atuando de forma individual, coletiva e multiprofissional no mercado de trabalho com consciência das implicações da sua ação profissional em Educação Física e das suas responsabilidades sociais, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, primando pelos princípios éticos e de segurança, com visão humanística no atendimento às demandas da sociedade.
Porquê na Metropolitana
Visamos formar profissionais, críticos e reflexivos, comprometidos com suas intervenções acadêmico-profissionais, garantindo-lhes a apropriação e construção integrada e ativa de conhecimentos sobre as aprendizagens, técnicas e habilidades humanas. Assim como, possibilitar o desenvolvimento intelectual, cultural, ético e o aprofundamento de conhecimentos científicos no campo da Educação Física que contribuam para a formação profissional e pessoal do acadêmico, permitindo-lhe interferir e transformar as condições de seu ambiente de trabalho e da própria sociedade, de forma a amenizar as desigualdades sociais, a discriminação e a exclusão, buscando construir uma sociedade mais solidária, justa e humana.