logo_desktop
CONHEÇA O GRUPO O Grupo
  • Acessibilidade
  • A
  • A
  • A
  • Portal Educacional
Portal Educacional

O que está procurando?

Buscar

Conheça o grupo

Faça o Login

Usuário
Senha

Sobre o curso

Coordenador(a) Maria Idalina Monteiro Rezende


  • Modalidade Presencial
  • Tipo de curso Bacharel
  • Duração 10 semestres

Carreira

Carreira Policial

Muitos a elegem por vocação, mas o ingresso só acontece mediante aprovação em concurso público, geralmente sujeito ao Teste de Aptidão Física (TAF), que engloba corrida, flexões, barras, abdominais e até natação.

O cargo de delegado exige graduação concluída em Direito, comprovação de 3 anos de prática jurídica, ou na polícia, e tem a prova oral entre uma das etapas. As Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal lançam editais com frequência.

Caem muitas questões ligadas ao Direito Penal e Processual Penal nas provas, inclusive sobre legislações especiais, como a Lei de Tráfico de Drogas, Crimes Hediondos e Lavagem de Dinheiro. O candidato aprovado em todas as fases é submetido ao curso de formação, antes de efetivamente começar a desempenhar as atividades do cargo.

Carreira jurídica no setor público

Algumas ocupações da área são: analista judiciário de tribunais ou do Ministério Público, oficial de justiça, promotor, procurador, defensor público e juiz. A organização do Poder Judiciário e das Funções Essenciais à Justiça (FEJ) compreende atividades voltadas ao Direito Civil, Penal, do Trabalho, Militar e Eleitoral.

Magistrados, defensores, procuradores e promotores estão sujeitos ao concurso público de provas e títulos, em que especializações contam pontos. A aprovação ocorre após as etapas de testes objetivos e discursivos e de avaliação oral.

Cargos como analista judiciário e oficial de justiça exigem do candidato formação superior em Direito. Os editais requerem conhecimentos em raciocínio lógico e matemático, português, informática e também em matérias jurídicas específicas, de acordo com o tribunal ou a instituição.

Carreira acadêmica

Quem opta pela carreira acadêmica promove projetos em pesquisa e extensão, lecionando e coordenando programas com os universitários. Assim, é possível promover o debate de questões atinentes ao Direito, propagar conhecimento e converter ensinamentos em benefícios à comunidade externa. Um exemplo, desse tipo de atuação pode ser o oferecimento de consultoria jurídica gratuita.

Para trabalhar em uma faculdade pública, você precisa ser aprovado no concurso. Mas, atenção ao edital! Algumas instituições de ensino exigem dedicação exclusiva, impedindo o desempenho simultâneo de outra atividade profissional, como a de advogado. O ingresso em cargo na universidade particular acontece segundo os critérios da Instituição de Ensino Superior (IES).

A carreira acadêmica é viável caso você esteja disposto a complementar a sua formação com pós-graduação, mestrado, doutorado e o título de PhD. A produção de artigos científicos e a participação em palestras e congressos são essenciais para quem deseja ingressar nessa área.

Carreira jurídica no setor privado

O advogado pode desempenhar funções por conta própria, em escritórios de advocacia ou em uma empresa. Nessa última opção, a remuneração varia conforme a atuação (contenciosa ou consultiva), a área eleita (Cível, Trabalhista, Tributária, entre outras) e o porte da organização (pequeno, médio ou grande).

Por um lado, a advocacia autônoma tem como vantagem a flexibilidade de horários e, depois de algum tempo, a possibilidade de escolher quais causas lhe interessam. Por outro, não há remuneração fixa mensal: dependendo do número de ações a favor de quem você representar, é possível ganhar valores diferentes a cada mês.

O advogado precisa ser eloquente, ter poder persuasivo e saber escrever bem para transmitir ideias e fundamentações nas peças processuais e audiências. Além disso, é necessário ter desenvoltura para lidar com imprevistos nas audiências e construir uma rede de contatos sólida. Essa é uma forma efetiva e ética de captar clientes.

Atividades Acadêmicas

O diferencial do curso de Direito da Faculdade Metropolitana está no atendimento individualizado ao acadêmico, ao ensino de qualidade e ao estímulo à pesquisa e à extensão. Acompanhando as tendências do mundo jurídico, o curso contempla em seu Projeto Pedagógico, as novas tecnologias e prepara o acadêmico para dominar as ferramentas de análise de dados e softwares de gestão de processo judicial digital, sistemas de acompanhamento judicial e audiências virtuais, bem como outras soluções de inovação. Hoje, direito e tecnologia são inseparáveis. Não há como conceber um curso que não contemple as soluções digitais como parte da rotina de preparação dos futuros operadores do direito.

Além de preparar o egresso para demandar, também deve-se prepará-lo para conciliar. Cada vez mais os profissionais do direito devem primar pela busca de soluções consensuais. As mais modernas técnicas de negociação, mediação, conciliação e arbitragem estão contempladas no curso de Direito da Metropolitana.

O tripé constitucional firmado no: ensino, pesquisa e na extensão possibilita ao futuro egresso do curso de Direito da Faculdade Metropolitana, através da atividades propostas dentro desses aspectos integrantes da vida acadêmica, conhecer a realidade social e as peculiaridades da região, proporcionando a eles a possibilidade a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e permitindo ao egresso ser um agente transformador da sociedade.

Há ainda o incentivo à participação em atividades complementares e à prática extensionista, já curricularizada, que permitem uma formação suplementar e experiências diversificadas na seara jurídica e nas áreas correlatas ao Direito.

Egressos

O projeto do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Metropolitana, atende a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 18 de dezembro de 2018, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, bem como, a Resolução nº 2, de 18 de junho de 2007 e as contribuições ao aprimoramento do ensino jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, proporcionando uma formação que possibilite acesso amplo e irrestrito ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional do Direito.

Nesse sentido, a concepção, os objetivos e o currículo do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Metropolitana  devem conduzir à formação de um profissional com conhecimentos sólidos e atualizados, capaz de cuidar de problemas jurídicos novos e tradicionais, atuando destacadamente na advocacia pública e privada (para pessoas físicas ou jurídicas), no âmbito judicial ou extrajudicial, além de exercer diversas outras funções na gestão governamental e em cargos privativos ou próprios de bacharel em direito, tais como o de magistrado, membro do Ministério Público, delegado de polícia, procurador jurídico, membro do magistério jurídico superior, assessoria e consultoria jurídicas, além de outros.

Tais destaques serão fortalecidos pela acentuação da responsabilidade de atuação social dos profissionais do Direito, marcada notadamente pela necessidade de que a Ciência Jurídica retome seu papel fundamental de instrumento modificador e inovador, de sorte a promover a formação de operadores do Direito que apresentem perfil com as seguintes características:

– sólida formação geral, humanística, axiológica, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais;

– senso jurídico e ético-profissional, associado à noção de responsabilidade social, com a compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas e da busca constante da libertação do homem e do aprimoramento da sociedade;

– capacidade de pautar sua conduta profissional a partir dos conceitos de responsabilidade e justiça social, agindo como multiplicadores destes conceitos fundamentais ao longo de toda sua atividade profissional;

– capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;

– capacidade de adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e a uma visão crítica capaz de fomentar a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;

– capacidade de apreensão e produção criativa do Direito, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade de permanente atualização, não só como sustentáculo técnico, mas como processo de educação ao longo da vida; e

– visão atualizada do mundo e, em particular, da consciência solidária dos problemas de seu tempo e no seu espaço.

Comprometido com o desenvolvimento dessas competências, o Projeto Pedagógico do Curso está formulado para desenvolver no bacharelando um profissional do Direito que apresente as seguintes capacidades e habilidades em seu perfil:

– capacidade de instrumentalizar o conteúdo intelectual adquirido, através do domínio da técnica jurídica e do conhecimento teórico e prático adquirido para a atuação no cotidiano das profissões jurídicas;

– busca pela contínua formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais que devem nortear sua atuação, buscando sempre a correta interpretação e aplicação do Direito;

– leitura, compreensão, interpretação e elaboração de textos diversos e documentos jurídicos ou normativos, com correção técnica-jurídica e gramatical, utilizando corretamente a terminologia jurídica;

– conduta ética, conscientemente desenvolvida e associada à responsabilidade social e profissional, assim no campo privado como no público;

– capacidade de eficaz utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica, bem como de desenvolver eficiente pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;

– capacidade de produção criativa do Direito pela constante pesquisa e investigação;

– capacidade de encontrar as soluções adequadas às situações complexas do cotidiano, para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas para as demandas individuais e sociais;

– capacidade de desenvolver e aplicar as diversas formas judiciais e extrajudiciais de prevenção, composição e solução de conflitos de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos;

– capacidade de atuação individual, associada e coletiva, no processo comunicativo e executivo inerente ao exercício de sua atividade profissional, seja na solução de questões de natureza privada, seja na gestão dos negócios públicos;

– domínio da gênese, dos fundamentos, dos princípios básicos e gerais, da evolução e do conteúdo do ordenamento jurídico, bem como de seu papel social primordial;

– domínio das tecnologias e métodos sempre atualizados para a permanente compreensão e aplicação do Direito;

– consciência e visão crítica dos problemas de tempo e espaço em que se insere o pensamento, aliada à capacidade de proceder a julgamentos e tomada de decisões;

– adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

– senso jurídico e ético-profissional, associado à responsabilidade social, com a compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas e da busca constante da libertação do homem e do aprimoramento da sociedade e de suas estruturas comunitárias;

– compreensão do arcabouço histórico-social embasador da realidade hoje vivenciada, de modo a obter uma eficaz visão dos problemas sociais e de alternativas para sua solução;

– visão atualizada do mundo e, precipuamente, dos problemas sociais, comunitários e humanitários do seu tempo e espaço, com uma consciência solidária das soluções a eles aplicáveis;

– capacidade de apreensão do sentido e da causalidade das normas jurídicas no contexto da atuação profissional, privada ou pública;

– articulação e produção teórica, que apresente lógica de conteúdo, domínio linguístico e metodológico;

– capacidade teórica e prática de atuação jurídico-profissional;

– interpretação, reflexão e argumentação em relação à solução de conflitos e atendimentos de legítimos interesses, no âmbito judicial e extrajudicial;

– domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito; e

– capacidade de pesquisa voltada para o aprofundamento e aperfeiçoamento do Direito.

 

Última atualização 04 de janeiro de 2023

Módulos

Porquê na Metropolitana

O Curso de Graduação em Direito proposto pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, como na Advocacia Pública e Privada, Magistratura, Promotoria Pública, bem como em outros cargos exclusivos de bacharéis em Direito e o próprio Magistério Superior, sem esquecer as áreas de governo local, regional, nacional e mesmo supranacional.

Nessa concepção, o Curso será ministrado de modo a formar profissionais não só comprometidos com a comunidade que os abriga, mas também capazes de oferecer-lhe atendimento jurídico de qualidade, dando concreção à sua contribuição para o desenvolvimento comunitário.

A abrangência de suas disciplinas jurídicas e parajurídicas, demonstra que o curso não deverá centrar-se exclusivamente nas áreas tradicionais do conhecimento jurídico, proporcionando aos alunos, além da instrução técnica nuclear, a formação ético-humanística, de feição plural, compatível com sua futura atuação no mercado de trabalho ou na gestão governamental, permitindo opção em áreas particularizadas do conhecimento e da atuação profissionais, em conformidade com seus interesses e habilidades.

Solicitar minha Inscrição

Nome
Seu melhor email
Celular